Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Rádio UFRJ - Diálogos Cariocas

  • Desenvolvimento econômico e social

    9 NOV 2020 · Falar sobre desenvolvimento econômico e social de uma cidade é falar sobre potências e limites, sobre decisões do passado que impactam o nosso futuro e sobre quem são os beneficiados e prejudicados por cada uma dessas decisões. Como potência, o Rio tem grandes complexos produtivos de inovação em saúde, turismo e cultura, petróleo. Porém, como desafio, temos a fragmentação e concentração dessas atividades, sem uma visão conjunta e integrada de desenvolvimento da região metropolitana. Para falar sobre os desafios de integrar o desenvolvimento econômico à melhoria do bem-estar da população carioca, temos como convidados Bruno Sobral, professor e diretor de Planejamento e Orçamento da UERJ e coordenador-executivo da Rede Pró-Rio; Mauro Osório, economista, professor da pós-graduação da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, ex-presidente do Instituto Pereira Passos e atualmente diretor da assessoria fiscal da Alerj; e Rômulo Orrico, professor do cursos de pós-graduação em Engenharia de Transportes (Coppe/UFRJ), ex-secretário de Administração do Estado do Rio de Janeiro e ex-subsecretário municipal de Transportes do Rio de Janeiro. O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    26m 28s
  • Trabalho, renda e informalidade

    26 OCT 2020 · A economia do Rio de Janeiro é marcada pelo trabalho informal, representando hoje 37,5% de toda força de trabalho ocupada na cidade (PNAD-C, IBGE, 2019), número que provavelmente se ampliou com a crise sanitária da Covid-19. Quando pensamos em trabalho informal, a imagem do vendedor de rua também chamado de camelô e ambulante, é uma das primeiras que nos vêm à mente. Mas também são informais os motoristas de aplicativos, entregadores, trabalhadores em feiras populares e de bairro, trabalhadores autônomos em geral. Embora hoje alguns possuam registro como microempreendedores individuais, a maioria desses trabalhadores possui poucas garantias e são particularmente vulneráveis em situações de crise econômica, como a que vivemos hoje. Para falar sobre os desafios da informalidade e formas de garantir acesso a renda e direitos, hoje temos como convidados Cristiane Lucia dos Santos, microempreendedora e dona da marca de roupas Crioulice na Alma, Lênin Pires, doutor em antropologia, professor da Universidade Federal Fluminense (2010) e autor do livro "Esculhamba, mas não esculacha! – Uma etnografia dos usos urbanos dos trens da Central do Brasil", e Tatiana Roque, vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, professora do Instituto de Matemática e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    24m 59s
  • Cultura

    19 OCT 2020 · Neste episódio, vamos falar sobre a cultura, ou melhor, as inúmeras culturas que compõem a cidade do Rio de Janeiro desde sua formação. As múltiplas experiências de vivência da cidade são indissociáveis da paisagem, da localização e também da dimensão cultural. Fruto do processo de colonização europeia, a confluência das várias culturas que formam a cidade e o país ocorre como forma de resistência às várias tentativas de apagar e marginalizar as memórias dos povos explorados nesse processo, indígenas e africanos. Para falar sobre o imaginário cultural carioca e seus processos de resistência e reconhecimento, temos como convidados contaremos com Rogério Rodrigues, professor de literatura e diretor do Departamento Cultural da Portela; Heloísa Buarque de Hollanda, editora, crítica literária e professora emérita da ECO/UFRJ; e Luiz Antonio Simas, escritor, historiador e babalaô do culto de Ifá. O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    20m 52s
  • Habitação e moradia

    12 OCT 2020 · De Pereira Passos às remoções para a Copa do Mundo, é impossível falar de uma certa história do Rio de Janeiro sem falar das pessoas que perderam suas casas, para que essa história pudesse acontecer. Neste episódio, vamos compreender como o direito à moradia não é apenas um prédio, casa ou construção, mas sim um fundamento de toda a experiência cidadã e do direito à cidade. Nossas convidadas são: Camila Santos (ou Camila Moradia), militante do MTST e moradora do complexo do Alemão; Luciana Lago, professora aposentada do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ e pesquisadora da rede nacional Observatório das Metrópoles, e Marcella de Araújo Silva, professora do Departamento de Sociologia da UFRJ e coordenadora do Urbano - Laboratório de Estudos da Cidade. O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    29m 3s
  • Transporte público e trânsito

    5 OCT 2020 · Segundo dados de uma pesquisa realizada pelo aplicativo de mobilidade urbana Moovit, o morador do Rio gasta em média 2h11min diários no sistema de transporte, o que equivale a 33 dias por ano. O mais estarrecedor é que, desse tempo, 41 minutos diários são gastos apenas na espera pelo transporte. O podcast Diálogos Cariocas traz uma discussão sobre o transporte público e o trânsito da cidade, temas que perpassam a vida de todos os cariocas. Para discutir problemas, possíveis soluções e como tem sido a atuação do poder público, contamos com quatro convidados: Thiago Gouveia, ex-taxista e operador de telemarketing; Guilherme Braga, pesquisador da ONG Casa Fluminense, que realiza diferentes estudos sobre mobilidade urbana e outras políticas ligadas à cidade  (https://casafluminense.org.br/tag/mobilidade-urbana/), a professora Andréia Borde, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ, e o professor Marcos Gois, do Departamento de Geografia da UFRJ. O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    20m 26s
  • Enchentes e riscos ambientais

    30 JUL 2020 · Neste episódio, falaremos sobre as enchentes, problema recorrente na cidade do Rio de Janeiro, que ano a ano se repete produzindo provocando a perda de vidas, além de enormes prejuízos econômicos. Ainda, discutiremos soluções e papel do poder público nessa situação. Para tanto, temos conosco três convidados: Felipe Lemos, fotógrafo e morador do Vidigal, que recentemente perdeu sua casa em uma enchente; a professora doutora em geografia Ana Luiza Coelho Netto (Departamento de Geografia UFRJ), e Tainá de Paula, arquiteta e urbanista, co-presidente do IAB. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    30m 1s
  • Bem-vindo ao Diálogos Cariocas

    29 JUL 2020 · Teaser de apresentação da edição 2020 do podcast Diálogos Cariocas, um espaço de debates acerca dos desafios e dilemas contemporâneos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro. O programa é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Departamento de Geografia da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos. Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
    1m 44s

Diálogos Cariocas 2020 é um espaço de debates acerca dos desafios e dilemas contemporâneos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro. O podcast foi desenvolvido a partir de ciclo promovido...

show more
Diálogos Cariocas 2020 é um espaço de debates acerca dos desafios e dilemas contemporâneos enfrentados pela cidade do Rio de Janeiro. O podcast foi desenvolvido a partir de ciclo promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Departamento de Geografia da UFRJ, o laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos.
Reunindo diferentes setores da sociedade, múltiplas vozes, saberes e práticas, trata-se de refletir sobre problemas urbanos, interrogando seus fatores condicionantes, seus efeitos, desigualmente distribuídos, às soluções já experimentadas, seus limites e potencialidades. Trata-se também de formular propostas, de imaginar novos caminhos com vistas à necessária reconstrução das formas de viver a de habitar a cidade.
Serão ao todo seis episódios lançados até as eleições municipais, momento em que os temas urbanos e locais ganham maior destaque. Em cada episódio, convidados de diferentes áreas de atuação propõem leituras, pontos de vista e compartilham suas experiências sobre um tema de impacto.
Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros. Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
show less
Contacts
Information
Author Rádio UFRJ
Categories Government
Website -
Email radio@forum.ufrj.br

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search