Settings
Light Theme
Dark Theme

Trabalho, renda e informalidade

Trabalho, renda e informalidade
Oct 26, 2020 · 24m 59s

A economia do Rio de Janeiro é marcada pelo trabalho informal, representando hoje 37,5% de toda força de trabalho ocupada na cidade (PNAD-C, IBGE, 2019), número que provavelmente se ampliou...

show more
A economia do Rio de Janeiro é marcada pelo trabalho informal, representando hoje 37,5% de toda força de trabalho ocupada na cidade (PNAD-C, IBGE, 2019), número que provavelmente se ampliou com a crise sanitária da Covid-19. Quando pensamos em trabalho informal, a imagem do vendedor de rua também chamado de camelô e ambulante, é uma das primeiras que nos vêm à mente. Mas também são informais os motoristas de aplicativos, entregadores, trabalhadores em feiras populares e de bairro, trabalhadores autônomos em geral. Embora hoje alguns possuam registro como microempreendedores individuais, a maioria desses trabalhadores possui poucas garantias e são particularmente vulneráveis em situações de crise econômica, como a que vivemos hoje.

Para falar sobre os desafios da informalidade e formas de garantir acesso a renda e direitos, hoje temos como convidados Cristiane Lucia dos Santos, microempreendedora e dona da marca de roupas Crioulice na Alma, Lênin Pires, doutor em antropologia, professor da Universidade Federal Fluminense (2010) e autor do livro "Esculhamba, mas não esculacha! – Uma etnografia dos usos urbanos dos trens da Central do Brasil", e Tatiana Roque, vice-presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, professora do Instituto de Matemática e coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos.

Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros.
Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
show less
Information
Author Rádio UFRJ
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search