Settings
Light Theme
Dark Theme

Cultura

Cultura
Oct 19, 2020 · 20m 52s

Neste episódio, vamos falar sobre a cultura, ou melhor, as inúmeras culturas que compõem a cidade do Rio de Janeiro desde sua formação. As múltiplas experiências de vivência da cidade...

show more
Neste episódio, vamos falar sobre a cultura, ou melhor, as inúmeras culturas que compõem a cidade do Rio de Janeiro desde sua formação. As múltiplas experiências de vivência da cidade são indissociáveis da paisagem, da localização e também da dimensão cultural. Fruto do processo de colonização europeia, a confluência das várias culturas que formam a cidade e o país ocorre como forma de resistência às várias tentativas de apagar e marginalizar as memórias dos povos explorados nesse processo, indígenas e africanos.
Para falar sobre o imaginário cultural carioca e seus processos de resistência e reconhecimento, temos como convidados contaremos com Rogério Rodrigues, professor de literatura e diretor do Departamento Cultural da Portela; Heloísa Buarque de Hollanda, editora, crítica literária e professora emérita da ECO/UFRJ; e Luiz Antonio Simas, escritor, historiador e babalaô do culto de Ifá.
O podcast é promovido pelo Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ em parceria com o laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO), o grupo de pesquisa Território e Cidadania da UFRJ e o projeto Diálogos Suburbanos.
Roteiro, produção e apresentação: Orlando Calheiros.
Entrevistas: Orlando Calheiros e Carla Bezerra.
show less
Information
Author Rádio UFRJ
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search