Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

A caminho de 2040

  • Ep 27 - Fumar fará parte do nosso futuro?

    23 MAY 2021 · Nos últimos anos temos dirigido a nossa atenção ao que comemos, ao que fazemos e como o fazemos, mas de facto, não temos dispensado muita atenção ao como respiramos e o que respiramos. E se fumar promovesse a nossa longevidade? Saiba mais neste episódio.
    9m 41s
  • 11m 12s
  • Ep25 - Futuro do Recrutamento

    15 APR 2021 · As organizações têm de se adaptar às novas realidades e àquilo que as novas gerações de profissionais procuram. De acordo com o que é possível identificar hoje nas gerações Y, Z e eventualmente Alfa, uma das questões mais relevantes no momento da escolha, prende-se com propósito e o valor acrescentado que o colaborador sente poder dar a uma empresa, ou seja, procuram uma empresa à sua medida. As novas gerações não querem, nem toleram funções de âmbito limitado. Pretendem uma maior exposição e impacto, vivências internacionais e formação contínua. São altamente impacientes relativamente a novos desafios que pretendem superar e não aceitam passivamente a monotonia de funções de gestão corrente, durante muito tempo. Ora, estes fatores colocam inúmeros desafios às empresas, designadamente como atrair e reter talentos. Saiba mais neste episódio!
    11m 47s
  • Ep 24 - Impacto das Gerações Y, Z e Alfa nos padrões de consumos

    14 MAR 2021 · Qualquer organização, empresa ou instituição produz algo – gera um resultado. Esse resultado ou produto operacional servirá para satisfazer as necessidades de pessoas ou outras organizações, ou seja dos consumidores. Quando o resultado da minha empresa ou organização deixa de interessar ou servir os interesses do consumidor, em ultima análise, a minha existência está em risco. Reconhecendo a importância de perceber o fator consumo existem imensas empresas e organizações dedicadas à análise de consumo, de forma a orientar as estratégias de empresas e organizações. No entanto, a maioria delas está dedicada a perceber o hoje, o agora e não o amanhã, o futuro. Então a questão que se coloca é, o que devo começar a desenvolver hoje, para que consiga responder aos desafios do amanhã? ou seja, a responder aos desejos de consumidor. Por isso, neste episódio vou falar-vos sobre o Futuro dos padrões de consumo, mais concretamente, do impacto que as gerações como a Y, também designados por Millennials, a Z e a Alfa terão no consumo nos próximos 10 anos.
    14m 57s
  • Ep 23 - Futuro da Habitação

    2 MAR 2021 · Como se configurará o nosso lar no futuro? que tendências se identificam, numa altura em que a nossa casa assume uma maior relevância nas nossas vidas, como espaço de descanso, lazer e trabalho.
    14m 6s
  • Ep22 - Futuro da Mortalidade

    22 FEB 2021 · Despertando cada vez mais interesse na nossa sociedade, a procura da longevidade coloca hoje em causa o possível fim da mortalidade tal qual a conhecemos. A engenharia genética e a digitalização da nossa sociedade permitem já estender a nossa presença por mais alguns anos, abrindo a porta ao fim do envelhecimento ou mesmo à manutenção do nós, ainda que de forma digital.
    14m 5s
  • Episódio 21 - O Futuro da água

    14 FEB 2021 · A disponibilidade de água potável está a alterar-se rapidamente em todo o mundo, criando um futuro ténue que requer atenção dos legisladores e do público em geral. As opiniões divergem quando falamos de água. São inúmeros os artigos e estudos feitos sobre o futuro da água. Uns mais otimistas, outros bastante alarmantes, mas em comum, a tendência de escassez deste recurso. Assim, neste episódio tentaremos da resposta à questão “Nos próximos 20 anos teremos água?”
    12m 26s
  • Ep20 - Industria do têxtil e do vestuário

    18 NOV 2020 · Caracterizada por 11 900 empresas e com um volume de negócios de 7600 M€, a industria têxtil portuguesa emprega cerca de 138 mil pessoas, em particular no norte do país, representando 19% da Industria Transformadora. As exportações assumem um valor de 5300 M€. Contudo, com a entrada da China na OMC em 2001, associado à aplicação faseada do Acordo sobre texteis e vestuários, que liberalizou o comercio internacional do textil e vestuário, o alargamento da EU a Leste e a adesão ao Euro provocaram uma fortissima contraçao da atividades das empresas no setor, provocando uma redução de quase 50% no volume de negócios e do emprego. No entanto, a indústria nacional reagiu, soube-se reinventar, conjugando o know-how industrial, a inovação tecnológica, o design, a qualidade, a rapidez e flexibilidade, a fiabilidade, recursos humanos especializados, serviços de elevado valor acrescentado e uma estruturada e dinâmica fileira, organizada em cluster, apoiada por diversos centros de competências, o que permitiu um crescimento sustentado da atividade industrial. A indústria nacional segue hoje rigorosos princípios de sustentabilidade social e ambiental. À semelhança do passado e de qualquer outra industria, a adaptação ao mercado, a procura contínua de inovar e a edificação de modelos de negócio sustentáveis são essenciais para o crescimento mas também para o aumento da resiliência desta industria. Olhando para o futuro, que alterações vemos na industria têxtil? Para onde caminhar?
    16m 27s
  • Ep19 - Restauração em tempo de pandemia..

    5 NOV 2020 · restauração uma vez que tem sido uma das industrias mais castigadas pela pandemia provocada pela COVID-19. Por um lado, as medidas restritivas que são impostas aos empresários, no sentido de controlar o contágio e, por outro, as restrições autoimpostas pelos clientes, que evitam se deslocar a esses espaços com medo de ser infetados. O resultado são ruas vazias e uma ausência generalizada de clientes. Podemos dizer que a ultima década foi uma década de emancipação da gastronomia portuguesa, com o surgimento de novos Chefs de elevada craveira, novos conceitos, cadeias de restaurantes e atribuição de estrelas Michelin. Contudo, 2020 tem sido um ano particularmente penoso para este setor, bem como para o turismo e o comercio a retalho, que foram os responsáveis pelo impacto negativo do PIB. Mesmo com o verão pelo meio, maior parte das empresas não recuperaram dos prejuízos do confinamento. Não havendo um padrão predefinido para a restauração, até porque é um setor muito segmentado, quer seja pela tipologia de refeição, quer seja pela localização ou conceito, identificam-se, contudo, um conjunto de fatores críticos que podem ajudar. Saiba mais neste podcast ou entre em contato connosco - newway@nwayconsult.com
    14m 34s
  • Ep18 - Industria do calçado

    5 NOV 2020 · Portugal constitui-se como uma das referências mundiais no mercado do calçado. Caracterizada pela sua elevada qualidade, design e inovação, Portugal exporta cerca de 95% do calçado produzido, materializado em 83 milhões de pares de sapatos, representando 1.965 milhões de euros, ou seja, 3,8% do total de produtos exportados. Em boa verdade, estes assumem-se como uma das principais estratégias adotadas, incluindo o mercado de wereables direcionando a sua oferta de produto aos clientes-alvo, num exercício de targeting exemplar. Então que tendências promoveram a dinamização desta industria e vão continuar a fazê-lo? •O aumento da população mundial, como referido em outros episódios. •O aumento da disponibilidade financeira, em termos gerais •O aumento da Tx penetração da net (maior alcance) – marketing nos social media. Foi uma das industria que mais cedo percebeu, bem como a associação a personalidades ou instituições que representem valores. •E o aumento do número de mulheres no mercado de trabalho. Talvez não faça muito sentido no designados países ocidentais, mas o mundo não é só a Europa. No entanto, há outras tendências que marcam esta industria. Saiba mais e ouça este podcast ou entre em contacto através de newway@nwayconsult.com
    13m 14s

Vivemos num mundo volátil, cheio de incertezas e de ambiguidades, e quando algo de diferente acontece, a resposta típica, aquela que é mais comum de se ouvir é “Quem haveria...

show more
Vivemos num mundo volátil, cheio de incertezas e de ambiguidades, e quando algo de diferente acontece, a resposta típica, aquela que é mais comum de se ouvir é “Quem haveria de ter pensado nisso?”.
O objetivo deste podcast é partilhar convosco conhecimento sobre prospetiva, estratégia e inovação e com isso ajudar organizações e empresas a superar e a adaptarem-se a este ambiente de mudança persistente.
show less
Contacts
Information
Author Pedro Bretes
Categories Business
Website -
Email -

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search