00:00
25:00
As mudanças geracionais estão acontecendo tão rápido quanto a evolução tecnológica. Se antes achávamos que os millennials permaneceriam por um bom tempo como os 'descoladões', a cara da inovação da sociedade, o topo da pirâmide dos mais jovens ... a gente se enganou. Rapidamente chegou a geração Z, que cresceu dominando as tecnologias, afinal, já nasceu em um mundo todo digital.

Além das mudanças tecnológicas, tem um bom parâmetro aí pra saber de qual geração você faz parte! Há quanto tempo usa o termo cringe? Nesta semana está todo mundo falando disso, por causa de um tweet, e já tem até reportagens explicando a gíria. Para os millennials, foi um choque pensar que essa palavra estava aí, sendo usada o tempo todo, e só agora chegou ao seu conhecimento.

Brincadeiras à parte, essas mudanças geracionais mostram as transformações pelas quais a sociedade está passando! Baby boomer, X, Y, Z ... são conceitos da Sociologia para denominar as diferentes gerações. Os Millennials, ou geração Y, são os que viveram a juventude na virada do milênio e acompanharam a transição do mundo pré e pós internet. Então, são pessoas que viram o desenvolvimento de grandes avanços tecnológicos. Em geral, o grupo é composto pelos que nasceram de 1980 a 1995.

A Geração Z veio logo em seguida. São pessoas nativas digitais, que nasceram junto com a popularização da web e com o boom da criação de aparelhos tecnológicos. Elas têm mais familiaridade com o uso da internet, celulares e outros dispositivos móveis. Mas se engana quem pensa que para por aí. Quem nasceu depois de 2010 já faz parte de um outro grupo: o Alpha, que por enquanto reúne apenas crianças.

Neste episódio a gente foca nas mudanças das gerações Y e Z. Para isso, a jornalista Joana Treptow conversou, ao lado da Isabela Canário, estagiária da Band TV, com a titktoker Bárbara Coura, e com a influenciadora e ilustradora Bruna Romero. A Bárbara faz parte da geração Z enquanto que a Bruna, da Y.

Joana também recebeu o escritor, palestrante e master mentor Sidnei Oliveira. Ele é autor do livro ‘Gerações: encontros, desencontros e novas perspectivas’.

Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata
Edição: Stéfanie Rigamonti
Direção: Andre Basbaum
As mudanças geracionais estão acontecendo tão rápido quanto a evolução tecnológica. Se antes achávamos que os millennials permaneceriam por um bom tempo como os 'descoladões', a cara da inovação da sociedade, o topo da pirâmide dos mais jovens ... a gente se enganou. Rapidamente chegou a geração Z, que cresceu dominando as tecnologias, afinal, já nasceu em um mundo todo digital. Além das mudanças tecnológicas, tem um bom parâmetro aí pra saber de qual geração você faz parte! Há quanto tempo usa o termo cringe? Nesta semana está todo mundo falando disso, por causa de um tweet, e já tem até reportagens explicando a gíria. Para os millennials, foi um choque pensar que essa palavra estava aí, sendo usada o tempo todo, e só agora chegou ao seu conhecimento. Brincadeiras à parte, essas mudanças geracionais mostram as transformações pelas quais a sociedade está passando! Baby boomer, X, Y, Z ... são conceitos da Sociologia para denominar as diferentes gerações. Os Millennials, ou geração Y, são os que viveram a juventude na virada do milênio e acompanharam a transição do mundo pré e pós internet. Então, são pessoas que viram o desenvolvimento de grandes avanços tecnológicos. Em geral, o grupo é composto pelos que nasceram de 1980 a 1995. A Geração Z veio logo em seguida. São pessoas nativas digitais, que nasceram junto com a popularização da web e com o boom da criação de aparelhos tecnológicos. Elas têm mais familiaridade com o uso da internet, celulares e outros dispositivos móveis. Mas se engana quem pensa que para por aí. Quem nasceu depois de 2010 já faz parte de um outro grupo: o Alpha, que por enquanto reúne apenas crianças. Neste episódio a gente foca nas mudanças das gerações Y e Z. Para isso, a jornalista Joana Treptow conversou, ao lado da Isabela Canário, estagiária da Band TV, com a titktoker Bárbara Coura, e com a influenciadora e ilustradora Bruna Romero. A Bárbara faz parte da geração Z enquanto que a Bruna, da Y. Joana também recebeu o escritor, palestrante e master mentor Sidnei Oliveira. Ele é autor do livro ‘Gerações: encontros, desencontros e novas perspectivas’. Coordenação: Stéfanie Rigamonti e Larissa Zapata Edição: Stéfanie Rigamonti Direção: Andre Basbaum read more read less

2 years ago #band, #cringe, #geração, #informação, #jornalismo, #millennials, #mudanças, #notícias, #podcast, #y, #z