Settings
Light Theme
Dark Theme

Tratamento pode evitar que pessoa com HIV evolua para a Aids

Tratamento pode evitar que pessoa com HIV evolua para a Aids
Dec 1, 2021 · 3m 1s

“Prevenir é sempre a melhor escolha”./ Este é o lema da campanha de prevenção à Aids, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, para conscientizar os brasileiros sobre os cuidados...

show more
“Prevenir é sempre a melhor escolha”./ Este é o lema da campanha de prevenção à Aids, lançada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira, para conscientizar os brasileiros sobre os cuidados contra o Vírus da Imunodeficiência Humana, HIV./ 694 mil pessoas estão em tratamento para a doença no Brasil e, apenas neste ano, 45 mil novos pacientes iniciaram a terapia antirretroviral./ 81% das pessoas diagnosticadas com o HIV estão em tratamento e, deste total, 95% já não transmitem o HIV por via sexual, marca superior à meta estabelecida pelas ONU que é de 90%./ Diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Gerson Pereira, explica que o público principal da campanha deste ano são homens e mulheres entre 20 e 34 anos. “O objetivo básico desta campanha é falar com o público jovem que precisa ser reincentivado a fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento. Na medida em que você inicia o tratamento, três ou quatro meses depois você é indetectável. E você estando indetectável, você tem uma possibilidade mínima de você transmitir o HIV.”
Com o tratamento adequado, a pessoa com o HIV pode não desenvolver a Aids, doença que ataca o sistema imunológico deixando o paciente vulnerável./ A Aids continua a registrar óbitos em todo o mundo./ Em 2020, no Brasil, houve queda de 20,7% no número de casos em relação a 2019 e de 2,5% na quantidade de mortos./ Representante da Organização Pan-Americana da Saúde no país, Socorro Gross, lembra que o Brasil foi pioneiro no tratamento da Aids. “Nós temos que lembrar que um dos primeiros países a terem tratamento disponível para Aids foi o Brasil. Ele abriu portas para que todos os outros país também lutassem para terem tratamento”.

Já o Secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo de Medeiros, destacou portaria do Ministério da Saúde que ampliou o prazo da prescrição de medicamentos para pacientes imunocomprometidos, como são os acometidos pela Aids. "Desde o início da pandemia, a gente sabia da importância de se expandir o prazo, de 30 para 60 ou até 90 dias, de uma prescrição, para não se expôr e ter sua medicação em casa./ Este é o compromisso deste governo com a vida. Este é o compromisso deste ministério com a vida do cidadão.”

Como o lema da campanha é “prevenir é sempre a melhor escolha”, o Governo Federal expandiu as estratégias de prevenção./ Para isso, o Ministério da Saúde enviou quase 370 milhões de preservativos para as unidades de saúde de todo o país./ 360 milhões são para os homens e 9,4 milhões de unidades são para as mulheres.
show less
Information
Author RW Cast
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search