Settings
Light Theme
Dark Theme

29/12/2022 - Cenário da suinocultura

29/12/2022 - Cenário da suinocultura
Dec 29, 2022 · 3m 3s

Olá, hoje é 29 de setembro de 2022, meu nome é Bruno Viglioni, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belo Horizonte e falaremos sobre o cenário da...

show more
Olá, hoje é 29 de setembro de 2022, meu nome é Bruno Viglioni, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belo Horizonte e falaremos sobre o cenário da suinocultura independente.

Dezembro chegou com boas notícias para a suinocultura brasileira, mas ainda aquém do esperado para superar as perdas financeiras ocorridas desde março de 2021, causados pela alta significativa do custo de produção e desvalorização do suíno no mercado interno.

As exportações iniciaram este ano com baixo volume, 16,2% inferior o mesmo período de 2021, influenciado principalmente pela redução de mais de 24% da importação da China, maior comprador externo do suíno brasileiro. Já no segundo semestre, houve recuperação dos volumes exportados, puxados por novos mercados, como países asiáticos, africanos, EUA e o México, terceiro maior importador de carne suína do Brasil. Com isso, a previsão para 2023 é de que o desempenho com as exportações de carne suína brasileira seja um pouco melhor que o de 2022.

No mercado interno, a alta oferta de animais no mercado pressionou negativamente o preço do suíno terminado, recuperando apenas a partir de agosto deste ano. Para atender as festas do final de ano, houve muita procura pela carne suína, o que acarretou o aumento do preço do animal devido à alta demanda. Assim, além da melhora no mercado interno, as exportações contribuíram para conter a pressão interna, mantendo o mercado aquecido para suinocultor.

Outro ponto que influenciou bastante a atividade foi o alto custo de produção dos últimos anos, por conta preço da saca de milho e farelo de soja, principais componentes da ração. Em novembro, de acordo com o ICP Embrapa, o custo de produção ficou 1,72% mais elevado que o de outubro, acumulando alta de 14% neste ano. Mesmo com a boa produção de milho, as exportações e o dólar fizeram com que as cotações ficassem em preços elevados, influenciando as margens do produtor. A tendência é seguir em alta, sem previsão de queda até o início de colheita da segunda safra de milho.

A relação de troca do suíno para esses insumos melhorou, puxado principalmente pelo bom desempenho do preço do animal.

Nesse cenário, é importante utilizar mecanismos para equalizar os custos, que pode ser tanto a aquisição antecipada do milho e do farelo de soja, como a proteção contra elevação de preços do cereal no mercado financeiro, por meio das opções Agro do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search