Settings
Light Theme
Dark Theme

13/04/2022 - Cenário do café conilon

13/04/2022 - Cenário do café conilon
Apr 13, 2022 · 3m

Olá, hoje é quarta-feira, 13 de abril de 2022, meu nome é Gildenize Barbosa Ferreira de Oliveira, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Linhares-ES e vamos falar sobre...

show more
Olá, hoje é quarta-feira, 13 de abril de 2022, meu nome é Gildenize Barbosa Ferreira de Oliveira, Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Linhares-ES e vamos falar sobre o cenário do CAFÉ CONILON.

A partir da segunda quinzena de abril é iniciada a colheita do café conilon nas principais regiões produtoras. No Espírito Santo, os grãos encontram-se em vários estágios de maturação, pois existem diferentes grupos de clones (precoce, intermediário e tardio). Com o bom histórico de chuvas e condições climáticas favoráveis, o café está apresentando boa granação e há perspectiva de aumento de 5% na produção, ante a safra anterior.

Em Londres, o contrato com vencimento em maio/22 fechou a semana passada negociado a US$ 2.091/T e no mercado físico interno houve alta de 3% no preço da saca, que fechou cotada à R$ 772,00 no Centro do Comércio de Café de Vitória. A alta interna reflete o aumento do consumo das indústrias, que estão utilizando mais conilon na composição de blend, devido principalmente à oferta mais restrita e à alta no preço do café arábica.

Foram divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e pela Organização Internacional do Café (OIC), números indicando o aumento do consumo de café no Brasil e no mundo, bem como a queda na produção mundial do café arábica. Os estoques mundiais estão baixos e esse panorama pode se estender no curto e médio prazo, configurando fator de sustentação aos preços do café. Em particular, no Vietnã, maior produtor da variedade robusta, os estoques encontram-se baixos e a comercialização da produção já ultrapassa os 80%.

Cabe mencionar que, em razão da guerra entre Rússia e Ucrânia, ainda existem incertezas no cenário geopolítico mundial, com reflexos no consumo mundial e nos custos da próxima safra, que poderão sofrer impactos negativos em razão do aumento do preço dos insumos, bem como na sua disponibilidade.

Para atender a necessidade de custeio da colheita e dos tratos culturais, assim como apoio na comercialização do café, o Banco do Brasil disponibiliza linhas de crédito específicas, como crédito de estocagem, além do tradicional custeio agrícola e da CPR, para as necessidades adicionais na condução das lavouras.

Para ouvir este e outros BBcasts acesse “blog.broto.com.br/bbcast”traço”agro” ou ouça diretamente em sua plataforma de streaming de preferência.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search