Settings
Light Theme
Dark Theme

06/02/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro

06/02/2023 - Perspectiva semanal: mercado agro
Feb 6, 2023 · 5m 24s

Olá! Hoje é segunda-feira, 06 DE FEVEREIRO de janeiro, meu nome é ROSILENE ROOS, assessor(a) na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 06 DE FEVEREIRO de janeiro, meu nome é ROSILENE ROOS, assessor(a) na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja.
O clima segue como um dos principais direcionadores da CBOT. Segundo NOAA, são previstas chuvas para boa parte do Brasil, principalmente nos Estados do Centro-Oeste e Sudeste, onde a colheita já foi iniciada e o excesso de umidade pode dificultar seu avanço. No RS, são esperadas chuvas irregulares e de baixo volume, agravando o impacto na cultura. Para a Argentina, chuvas de até 40 mm são previstas para a região centro-norte. Nas demais regiões produtoras, os volumes devem ser menores.
O mercado estará atento ao relatório de oferta e demanda do USDA, que será publicado no dia 08/02. A expectativa é de que haja cortes na safra argentina e manutenção da safra brasileira. A demanda chinesa também deverá ser revista, com a reabertura do mercado e flexibilização do controle da COVID. Ainda com impacto sobre a commodity, as projeções de recessão e inflação para a economia mundial, bem como o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Mesmo com a boa safra brasileira, a perspectiva é de diminuição da oferta da safra na América do Sul. Assim, o mercado tende a seguir em estabilidade para o curto e médio prazo.

Em relação ao milho,
A semana poderá apresentar volatilidade no mercado externo, com a divulgação do relatório de Oferta e Demanda pelo Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), com o mercado na expectativa de novos cortes na produção argentina.
Nova previsão de clima quente e com poucas precipitações para a Argentina nos próximos dias poderá pressionar positivamente as cotações externas, conforme o mercado vêm acompanhando o clima no hemisfério sul. As chuvas recentes atenuaram as condições ruins das lavouras do país. De acordo com a Bolsa de Cereales, as lavouras foram classificadas como boas a excelentes em 22% (ante 12% da semana anterior). O órgão destacou que as áreas que foram cultivadas mais tardiamente possuem boas expectativas de rendimento, diferentemente das primeiras lavouras cultivadas. O plantio da safra chegou a 96,5% dos 7,1 milhões de ha projetados.
O avanço do plantio da 2ª safra brasileira vem sendo acompanhado pelo mercado, visto que está atrasado quando comparado com o ano passado. As previsões climáticas apontam para chuvas volumosas no Centro-Oeste para a semana, podendo impactar no ritmo da semeadura, trazendo suporte aos preços internamente.
Para o café,
Previsão climática mantém bons volumes de chuvas e temperaturas amenas nas regiões cafeeiras, principalmente sobre as lavouras de café arábica em Minas Gerais. Pequeno atraso na execução dos tratos culturais, sem impacto na estimativa de produção.
Demanda mais forte, somada a preocupações com oferta no curto prazo, entressafra brasileira e valorização do real, tendem a continuar favorecendo os preços do café no curto prazo. Baixos estoques de café robusta e previsão de menor produção na Indonésia sugerem menor disponibilidade no período 2023/2024 e também são fatores altistas.
Estoques na ICE (870 mil sacas) e na GCA mantiveram-se estáveis e devem influenciar pouco as cotações na semana.
Desta forma, o cenário interno e externo no curto e médio prazo indicam estabilidade com pressão altista moderada, sendo amenizada longo prazo com previsão de clima favorável no Brasil.
E finalizando com o Boi Gordo temos:
A desvalorização do preço do animal de reposição tem elevado o abate de fêmeas o país. Em decorrência da fase do ciclo pecuário que nos encontramos, para 2023 espera-se aumento da participação de vacas e novilhas no abate, uma vez que a tendência é do preço do bezerro se manter enfraquecido.
Com o fim do feriado do ano novo lunar a expectativa é que a China retome o fluxo de negociações. Assim, observou-se movimento de alta na cotação da @ para animais que cumprem os requisitos de exportação e a tendência é que se mantenham negociações pontuais acima da referência média nas praças exportadoras, como SP, GO e MS, onde as escalas de abate apresentam-se menores.
As Indústrias do Centro-Norte, ditando o ritmo das negociações, devem manter a pressão de baixa na cotação da arroba uma vez que apresentam escala de abate alongada. As boas condições das pastagens permitem ao pecuarista reter o gado, e isso evita queda mais acentuada no preço da arroba. Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search