Settings
Light Theme
Dark Theme

12/12/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

12/12/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Dec 12, 2022 · 5m 11s

Olá! Hoje é segunda-feira, 12 de dezembro, meu nome é Rosilene Roos, assessora na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 12 de dezembro, meu nome é Rosilene Roos, assessora na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja:

•Chuvas mais volumosas são previstas para essa semana no Brasil, com destaque para o RS, que deverá avançar com seu plantio. Na Argentina, também há previsão de chuvas, porém espaçadas e com baixos volumes, mantendo o quadro de atraso de plantio e dificuldade de desenvolvimento das lavouras já semeadas.

•O USDA deve manter a estimativa de produção total para safra 22/23, no entanto, tende a elevar a estimativa de produção do Brasil e diminuir a da Argentina. O potencial de produção da América do Sul segue como foco, com os cenários meteorológicos da Argentina e do sul do Brasil sendo norteadores. Além disso, os novos protocolos de controle adotados pelo governo chinês para a COVID, com a flexibilização das atividades sociais, podem gerar demanda adicional e refletir positivamente nos preços. O quadro de recessão global e a tensão entre Rússia e a Ucrânia também continuam impactando.

•No Brasil, o plantio se aproxima do final. Pelo desenvolvimento das lavouras, há perspectiva de início da colheita em janeiro. Com a pressão da oferta da nova safra, o mercado interno segue viés de baixa para o médio prazo e estabilidade no curto prazo.

Em relação ao milho:

•As preocupações com a economia global e a inflação que podem afetar diversos países importadores de milho podem trazer um viés de baixa nas cotações nos futuros da Bolsa de Chicago.

•A previsão climática para a próxima semana continua desfavorável para a Argentina, com manutenção do clima quente e seco no país. O mercado externo está acompanhando a situação das lavouras no hemisfério sul, e este alerta pode dar suporte nas cotações na CBOT. No dia 07/12, a Bolsa de Cereais estimou que 18% das lavouras estão em condições boas a excelentes, bem abaixo do estimado para o mesmo período no ano passado, que era de 85%.

•No Brasil, a Conab sinalizou redução na produção do milho verão para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina (redução de 710 mil toneladas e 130 mil toneladas, respectivamente) por conta de chuvas abaixo da normalidade e irregulares. Caso as precipitações se mantenham em baixo volume para estes estados nos próximos dias, o potencial produtivo poderá ser novamente reduzido, refletindo em um viés de alta nos preços internos nos próximos dias.

Para o café:

•Os principais institutos de meteorologia indicam maior volume de chuvas nos próximos dias no cinturão produtor de café, expectativa esta que, se confirmada, poderá exercer pressão negativa nas cotações do café em NY, com reflexos na precificação interna do grão.

•O clima favorável à colheita na América Central, Colômbia e México e ritmo favorável também no Vietnam aumentam a perspectiva de maior da oferta nas regiões produtoras dos cafés arábica e conilon no curto/médio prazo.

•Estes fatores baixistas são preponderantes no momento e tendem a afetar o ritmo de vendas, que já vinha baixo. Desta forma, a comercialização deverá seguir arrefecida, com produtores afastados dos negócios e aguardando repiques de alta para negociar.

•Portanto, em especial, o clima no Brasil é o principal fator de volatilidade na semana e caso as chuvas esperadas em maior volume ocorram, os preços do café deverão seguir movimento baixista.

E, finalizando com o boi gordo, temos:

•Mercado de reposição seguiu com preço estável na última semana e a tendência é que esse cenário se mantenha para o curto prazo.

•O comportamento da indústria em SP, na última semana, sugere uma posição mais confortável em suas escalas de abate, reduzindo a possibilidade de altas no valor da arroba para os próximos dias.

•Nas demais regiões, a demanda por carne bovina ao longo dos próximos dias, impulsionada pelas festividades do fim do ano, entrada do 13º salário, Copa do Mundo e empregos temporários, tende a aumentar a reposição do produto entre o varejo e o atacado e será importante para que se estabeleçam preços firmes no mercado físico do boi gordo na primeira quinzena de dezembro.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search