Settings
Light Theme
Dark Theme

14/11/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

14/11/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Nov 14, 2022 · 5m 12s

Olá! Hoje é segunda-feira, 14 de novembro, meu nome é Thania Karoline Furlaneto, assessora de Agronegócios em Lucas do Rio Verde – MT e trago a vocês as expectativas da...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 14 de novembro, meu nome é Thania Karoline Furlaneto, assessora de Agronegócios em Lucas do Rio Verde – MT e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja:

•A safra da América do Sul entra definitivamente no radar dos players, com a janela e ritmo de plantio, bem como as condições meteorológicas para o desenvolvimento da cultura refletindo diretamente na precificação do produto na CBOT. Para essa semana, com poucas chuvas previstas, há perspectiva de redução no avanço do plantio no BR. Na Argentina, os solos estão sem umidade e necessitam de chuvas para iniciar o plantio fator que já refletem a redução de projeção do país.

•Nos fundamentos, o mercado ainda irá digerir os dados do relatório de oferta e demanda apresentados pelo USDA que elevou a produção do EUA e dos estoques de passagem do mundo podendos pressionar CBOT.

•Os novos casos de variantes da COVID 19 trazem preocupações com a demanda chinesa, em meio às restrições impostas pela política de covid zero ou flexibilização no controle pelo país.

•Para a semana, o mercado seguira estável no médio prazo, mas com viés de baixa no curto prazo, monitorando a safra da América do sul, principalmente a do Brasil.

Em relação ao milho:

•As tratativas e negociações para a renovação do acordo que permite a exportação de grãos de portos ucranianos pelo Mar Negro, que se encerra no dia 19/11, poderá trazer volatilidade adicional ao mercado externo. O acordo realizado em 22/07 permitiu a exportação de 4,3 milhões de toneladas de milho ucraniano pelos portos.

•A colheita nos EUA está sendo finalizada. No último relatório do USDA, havia atingido 87% da área cultivada. As previsões climáticas no cinturão produtores norte-americano continuam favoráveis para a consolidação das perspectivas de produção de 353,84 milhões de toneladas. A finalização da colheita e a maior disponibilidade de oferta do grão estadunidense poderá impactar negativamente as cotações externas nesta semana.

•No Brasil, os preços físicos podem ser influenciados pela volatilidade do dólar na semana e no avanço da comercialização interna, que está em ritmo mais lento em relação ao ano passado, o que pode levar a um movimento de estabilidade com viés de baixa no mercado à vista.

Para o café:

•A elevação de ritmo de colheita em países do ciclo out22/set23 na América Central, Colômbia, Vietnã deve progressivamente continuar a elevar oferta e manter pressão negativa aos preços do café. Por outro lado, Colômbia e Honduras relatam problemas climáticos. Na Colômbia, há previsão de novo ano com redução de produção e Honduras, em período de colheita, sofre com tempestades tropicais, resultando em incidência de doenças e perspectivas de redução da safra 2023.

•Permanecem como fator de atenção o movimento inflacionário em diversos países e os possíveis impactos no crescimento econômico e consequente redução da demanda por café nos países do hemisfério norte.

•A perspectiva para a semana ainda é de pressão negativa nos preços do café, com o clima favorável, o que mantém o otimismo com o volume a ser produzido na safra 2023. No entanto, informações atualizadas sobre o estado das lavouras, após os eventos de granizo recentes podem trazer volatilidade adicional ao mercado.

E, finalizando com o boi gordo, temos:

•O mercado de reposição, enfraquecido pelo avanço da oferta de animais da categoria, apresentou preços estáveis, porém, a tendência ainda é de queda nas cotações no decorrer da semana.

•A demanda aquecida em decorrência da entrada salarial e do décimo terceiro, a criação de empregos temporários, a copa do mundo e as festividades devem impulsionar a reposição entre o atacado e varejo, fato que pode refletir positivamente no valor da @ no curto prazo.

•Por outro lado, com a mudança no comportamento de importação da China no segundo semestre, em decorrência da desvalorização do Yuan, o que torna a importação mais dispendiosa, a tendência ainda é de queda no mercado internacional de carne bovina, com reflexos também no mercado interno.

•Com isso, espera-se movimento lateral nas cotações da arroba bovina na semana.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável!

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search