Settings
Light Theme
Dark Theme

07/11/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

07/11/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Nov 7, 2022 · 6m 12s

Olá! Hoje é segunda-feira, 07 de novembro, meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios em Tangará da Serra – MT e trago a vocês as expectativas da equipe de...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 07 de novembro, meu nome é Fabíola Lira, assessora de Agronegócios em Tangará da Serra – MT e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja:

As preocupações relacionadas com o corredor de exportação de grãos pelo Mar Negro poderão continuar a refletir em volatilidade no mercado de commodities;

Nos fundamentos, a atenção se volta à evolução do plantio na América do Sul, em especial no Brasil, que vem apresentando bom ritmo de cultivo e desenvolvimento das lavouras, com perspectiva de safra regular.

Nos EUA, a colheita está perto da finalização, com a produção abaixo do esperado inicialmente, mas com a perspectiva de manutenção dos estoques, fator que limita recuperações na cotação do produto na CBOT. No financeiro, a volatilidade ligada à indicadores econômicos ao redor do mundo e uma possível recessão da economia mundial, são fatores que podem retrair o consumo da commodity, permanecendo como fatores de especulação e de pressão negativa nos contratos futuros de soja;

Para a semana, o mercado seguira estável no médio prazo com viés de baixa no curto prazo, aguardando o relatório mensal de oferta e demanda do USDA.

Em relação ao milho:

•As previsões climáticas continuam favoráveis para a colheita de milho nos EUA. No último relatório do USDA, a colheita havia atingido 76% do total, superando em 3 pontos percentuais o mesmo período do ano passado e 12% superior à média dos últimos cinco anos. Com o ritmo se intensificando, o aumento da disponibilidade de oferta do grão estadunidense poderá refletir negativamente nas cotações externas nesta semana.

•No dia 09/11 o USDA divulgará seu relatório de oferta e demanda para o mês de novembro. Caso ocorra nova redução nas produções de importantes produtores no hemisfério norte para a safra 2022/23, como os EUA e União Europeia, o mercado externo poderá ter novos fundamentos altistas, contrapondo o avanço da colheita americana.

•No Brasil, as previsões climáticas são favoráveis para o progresso do plantio do milho verão na região Centro-Sul do país. As cotações domésticas poderão apresentar movimento de estabilidade com viés de baixa, seguindo comportamento do dólar e o aumento das negociações do milho no mercado à vista.

Para o café:

A elevação de ritmo de colheita em países do ciclo out22/set23 na América Central, Colômbia, Vietnã deve progressivamente continuar a elevar oferta e manter pressão negativa aos preços do café.
Ainda, a persistência de inflação, crescimento econômico e medidas de combate como elevação de juros mantêm preocupação com a demanda nos países consumidores do hemisfério norte.

Por outro lado, a redução das exportações no último mês do ciclo 21/22 em países da América Central atuam como fator altista e podem limitar baixas expressivas.

Mesmo após sequência de pregões com queda de preços e mínima de 14 meses no arábica sendo atingidas, ordens de fixação de torrefação, fundos passando a vendidos, não foram suficientes para evitar as baixas e a perspectiva para a semana é de pressão negativa nos preços do café, com o clima ainda favorável, o que mantém o otimismo com o volume a ser produzido na safra 2023.

E, finalizando com o boi gordo, temos:

Para a próxima semana, o mercado de reposição indica a continuidade de queda dos preços do bezerro. A maior oferta de animais, em decorrência a o estágio do ciclo pecuário e a pressão de queda no valor da @ reforçam o cenário de baixa.

As escalas de abate das Indústrias frigoríficas, sem grandes alterações, devem permanecer alongadas. Para que que haja reação mais significativa nos preços é necessário que ocorra o encurtamento das escalas de abate.

Entretanto, a oferta de animais provenientes do 2º giro do confinamento e os contratos a termo favorecem a ponta compradora e, dessa forma, mesmo com a entrada do 13º salário e festividades de fim de ano, não há até o momento, sinais de recuperação de preços do boi gordo no curto e médio prazo.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável!

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search