Settings
Light Theme
Dark Theme

05/12/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

05/12/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Dec 5, 2022 · 4m 14s

Olá! Hoje é segunda-feira, 05 de dezembro, meu nome é Carlos Eduardo Franca de Almeida, assessore na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 05 de dezembro, meu nome é Carlos Eduardo Franca de Almeida, assessore na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja.

•Apesar da previsão de redução das chuvas para essa semana no Brasil, estas serão suficientes para manutenção da umidade dos solos, favorecendo o desenvolvimento das lavouras. O clima adverso, com poucas chuvas, segue limitando o avanço do plantio no RS e na Argentina e lavouras no Paraguai.

•Com isso, o mercado aguarda possível ajuste negativo na oferta projetada para a safra 2022/23 no relatório de oferta e demanda do USDA a ser publicado no dia 09/12, podendo exercer pressão de alta nas cotações internacionais.

•Devem permanecer atuando como fatores limitadores de altas a possível recessão global, tensões geopolíticas oriundos do conflito entre Rússia contra a Ucrânia e COVID na China.

•Para a semana, apesar de possível alta externa, o mercado interno tende a seguir em estabilidade no curto prazo, refletindo o câmbio e reativação de câmbio diferenciado para exportação de soja pela Argentina, mas com viés de baixa para o médio prazo, dada a especulação sobre demanda mundial.

Em relação ao milho:

•Diminuíram as preocupações com a economia chinesa, na medida que o governo tem sinalizado flexibilização nas restrições para conter a Covid-19 no país asiático, o que pode resultar em maior consumo de grãos em geral, podendo refletir positivamente nas cotações externas.

•As exportações de milho americano continuam abaixo das expectativas do mercado. No dia 9 será divulgado o relatório de oferta e demanda pelo Departamento de Agricultura dos EUA referente ao mês de dezembro. O mercado especula que o USDA poderá reduzir às exportações norte-americanas, reduzindo a demanda externa pelo grão estadunidense e aumentando seu estoque final. Caso ocorra, o fim da semana poderá encerrar com os futuros na CBOT com viés de baixa.

•No Brasil, as cotações internas podem seguir um movimento de estabilidade com viés de baixa, com a previsão climática mais favorável para semana, podendo trazer boas precipitações, amenizando o déficit hídrico em algumas regiões, fortalecendo as perspectivas de boa produção para o milho verão.

Para o café:

•Apesar da expectativa de maior oferta na safra Brasileira (principal produtor café arábica) em 2023, as chuvas abaixo da média em dezembro têm trazido preocupações ao setor produtivo, pois poderá, a permanecer este cenário, prejudicar o desenvolvimento das lavouras.

•Notícias de campo tem reforçado que as precipitações abaixo da média nos últimos dias em importante momento pós-floradas têm resultado em mau pegamento destas e também em aumento da queda de chumbinhos.

•Com isso, mesmo com o governo chinês sinalizando flexibilização das restrições em relação à covid-19, ainda há preocupação com os impactos na economia global e no consumo de café. No entanto, os fundamentos de oferta possivelmente menor na safra 2023 brasileira (caso as chuvas não retornem em bom volume), estão predominando no momento e tendem a direcionar as cotações do café na semana em movimento de estabilidade.

E, finalizando com o boi gordo, temos:

•Espera-se possíveis altas no preço da arroba em decorrência do enxugamento da oferta de bovinos terminados.

•Em razão da fase do ciclo pecuário, com um maior volume de animais de reposição ofertados, os preços desta categoria devem se manter estáveis para a próxima semana.

•As escalas de abate dos frigoríficos mais curtas sinalizam para tendência de altas pontuais no mercado físico do boi gordo no curto prazo.

•Ainda, o ápice do consumo da carne vermelha, em decorrência da entrada do décimo terceiro salário, criação de empregos temporários, copa do mundo e festividades, impulsionam a reposição entre o atacado e varejo, fato que pode refletir positivamente no valor da arroba, com expectativa positiva, principalmente, para a primeira quinzena de dezembro.

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search