Olá, hoje é quinta-feira, 03 de novembro de 2022, meu nome é Fabiola Lira, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra – MT, e falaremos sobre o cenário da pecuária leiteira.
Os preços médios ofertados pelo litro de leite em outubro de 2022 apresentaram média de R$ 2,85, segundo o CEPEA.
Esse valor apresenta valorização nominal positiva de 22,2% em relação ao pagamento de outubro de 2021, porém quando comparado a setembro de 2022, houve recuo de 6,5%.
A
...
See More
estabilidade nas cotações do milho e farelo de soja, associado à queda no preço do leite pago ao produtor, promoveram uma piora na relação de troca entre o leite e a mistura da ração, composta por 70% de milho e 30% de farelo de soja. Com o fechamento do mês de outubro, foram necessários 40 litros de leite para aquisição de 60kg da mistura citada.
Segundo o Centro de Inteligência de Leite da Embrapa, ainda há espaço para novas quedas no preço do leite pago ao produtor, uma vez que o pico da safra deve ocorrer até dezembro. Uma possível retomada no consumo poderá atenuar as novas quedas na cotação até o final de 2022.
Diante deste cenário, o produtor de leite pode contar com o BB Custeio Agropecuário, antecipando as compras dos principais insumos utilizados na atividade, a fim de se proteger de possíveis altas na cotação do milho.
E, para ouvir este e outros BBCast Agro, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou busque por “BBCast Agro” em sua plataforma de streaming de preferência.
Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.