Settings
Light Theme
Dark Theme

20/09/2022 - Cenário da suinocultura

20/09/2022 - Cenário da suinocultura
Sep 20, 2022 · 3m 18s

Olá, hoje é 20 de setembro de 2022, meu nome é Alexandre Correa Petry, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Pato Branco - PR e falaremos sobre...

show more
Olá, hoje é 20 de setembro de 2022, meu nome é Alexandre Correa Petry, sou Assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Pato Branco - PR e falaremos sobre o cenário da suinocultura independente.

O segundo semestre de 2022 está se mostrando mais favorável à suinocultura brasileira em comparação ao primeiro semestre deste ano.

A exportação de carne suína, que no primeiro semestre de 2022 fechou em 458 mil toneladas e redução de 10% em comparação com o mesmo período de 2021, tem apresentado sinais de recuperação neste início de 2º semestre.

No mês de agosto, o volume exportado de carne suína resfriada ou congelada foi de 106,3 mil toneladas, desempenho recorde mensal, de acordo a Secex. Os bons números continuam no mês de setembro, pois dados preliminares da primeira semana, indicaram média diária de 5.184 toneladas. Se o ritmo for mantido, o volume embarcado em setembro também será excelente.

No mercado interno, o preço do suíno terminado, que esteve pressionado negativamente em boa parte do primeiro semestre, iniciou movimento de recuperação mais expressivo a partir do mês de maio/22, atingindo a máxima cotação no mês de agosto, quando foi registrado R$ 7,95/kg em algumas praças do estado de Minas Gerais. Porém, a partir da segunda quinzena de agosto observou-se desaceleração dos preços e as cotações atuais estão abaixo de R$ 7,00/kg, segundo o CEPEA.

A justificativa para a recente pressão baixista remete ao movimento de preços no 1º semestre, quando a elevação do preço da carne de frango e os altos preços da carne bovina, fizeram com que aumentasse a demanda interna por carne suína, elevando seu preço. Somava-se ainda, o fluxo elevado de exportação, como já mencionado. No momento, observa-se comportamento contrário, com a população buscando proteínas mais baratas, pressionando negativamente os preços do suíno terminado. Ainda assim, espera-se que o preço do suíno se mantenha estável nos próximos meses.

Apesar do recuo no preço do milho e da soja ocorrido nos últimos meses, a rentabilidade da suinocultura continua pressionada, em função da elevação dos custos de produção. Assim, o suinocultor precisa ficar atendo em relação ao mercado de grãos, especialmente à volatilidade das cotações gerada pelos dados da safra norte-americana.

Nesse cenário, é importante utilizar mecanismos de proteção contra a alta dos preços dos insumos, que pode ser tanto a aquisição antecipada do milho e do farelo de soja, como a proteção de preços no mercado financeiro, por meio das opções Agro do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search