06/06/2022 - Cenário climático

Jun 6, 2022 · 3m 42s
06/06/2022 - Cenário climático
Description

BBCast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 06 de junho de 2022. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios em Campinas (SP), e falaremos sobre o...

show more
BBCast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 06 de junho de 2022. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios em Campinas (SP), e falaremos sobre o cenário climático.

Em análise pulicada pelo NOAA no mês de maio, para o inverno no Hemisfério Sul (junho-julho-agosto), La Niña ainda permanece com maior probabilidade de ocorrência, mesmo o percentual recuando de 69% para 59% de chances do evento nos meses de julho, agosto e setembro. Entretanto, existe previsão de fortalecimento das condições de La Niña a partir de outubro.

Com esse cenário, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o mês de junho, a previsão indica maior probabilidade de chuvas acima da média histórica em parte das regiões Norte e Nordeste, associadas principalmente às características de La Niña. Ao passo que, em parte de MT, TO, PI, BA, SP e PR, além dos estados SC e do RS, a previsão é de maior probabilidade de chuva abaixo da média.

Na Previsão Climática Trimestral para junho, julho e agosto, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima maior probabilidade de chuvas acima da média histórica na faixa equatorial da Região Norte, assim como para o litoral dos estados de AL, PE e sul da BA. Na faixa que abrange o AC, RO, parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, há maior probabilidade de chuvas abaixo da média. A previsão de temperatura indica valores acima da média em áreas de MT, PA, oeste do PI e da BA, além do extremo oeste de MS e partes da Região Sul.

Vale destacar que o trimestre junho-julho-agosto é caracterizado por chuvas escassas na faixa central do país e chuvas mais abundantes nos extremos norte, leste e sul do Brasil. Portanto, não se descartam eventos de chuva expressiva na Região Sul e sul de MS.

O trimestre também será marcado pela atuação de frentes frias, que após suas passagens, poderão causar quedas de temperatura em parte do país.

Em atenção às divulgações do site Agritempo, as regiões que passaram por estiagens nos últimos meses e que apresentam nível de água no solo abaixo de 30 mm podem apresentar comprometimento da disponibilidade de água em vários mananciais.

Nesse cenário, o monitoramento climático, a eficiência de uso dos recursos hídricos e recomposições florestais ganham ainda mais importância dentro do sistema produtivo e nas tomadas de decisões.

O Banco do Brasil se mantém ao lado do produtor, oferecendo recursos para acompanhamento climático, através da parceria com a agritech FieldPro e investimentos para melhoria ou modernização dos sistemas de irrigação, e também para recomposição florestal e matas ciliares.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search