Settings
Light Theme
Dark Theme

19/05/2022 - Cenário do boi gordo

19/05/2022 - Cenário do boi gordo
May 19, 2022 · 3m 25s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 19 de maio de 2022. Meu nome é Vinicius Veras, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Dourados (MS), e...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 19 de maio de 2022. Meu nome é Vinicius Veras, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Dourados (MS), e vamos falar sobre o cenário da pecuária de corte.

Apesar da estabilidade de preços da arroba na última semana, o cenário do mercado está cada vez mais pressionado, com as indústrias mantendo escalas confortáveis e buscando pequenas reduções de preços ajustadas a alta de ofertas de animais.

A cotação da arroba do boi no dia 17/05 (Indicador Boi Gordo Cepea Esalq/B3) foi de R$ 323,40/arroba, mantendo preços para os animais de exportação com ágio sobre os aqueles destinados ao mercado interno. O mercado futuro apresentou valor de R$ 324,95/arroba nos contratos com vencimento para julho de 2022.

Nas regiões de relevância para a pecuária brasileira, em abril, foram observadas precipitações menores que a média, proporcionando baixa disponibilidade de forragens, marcando a pressão do final da safra, com uma maior oferta de boiadas. Esse cenário, associado a incertezas climáticas desta semana, deve manter no curto prazo a tendência de baixa – pelo menos até o final do mês.

A grande tônica no final de 2022 para o mercado da carne e no agro em geral é o grande risco de volatilidade de preços, devido em parte a fatores externos, como a manutenção do ritmo de nossas exportações no agronegócio, a crise mundial e os conflitos que estão ocorrendo na Europa.

Aliado a esses fatores externos, temos o mercado interno arrefecido e a expectativa do comportamento do clima, que pode amenizar ou agravar a situação. Esses cenários tendem a manter a sensação de insegurança no mercado.

Segundo dados da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE, foram abatidos no país 6,91 milhões de bovinos no primeiro trimestre de 2022 – aumento em relação ao mesmo período do ano passado de 4,9% na quantidade de bovinos abatidos e, na comparação com o trimestre anterior, alta de 0,1%.

Esse movimento pode ser atribuído a dois fatores: um provável início de uma reversão da fase atual do ciclo pecuário, em que passamos a observar uma maior oferta de animais destinadas ao abate; e a tendência observada entre alguns produtores terminadores de buscar distribuir as vendas durante o ano todo, como forma para diminuir os riscos.

O mercado de reposição apresenta cotações pressionadas, com apresentação de baixas nos preços de quase todas as categorias de animais de reposição, devido ao mercado do boi gordo estar enfraquecido ao final da safra (com queda na disponibilidade de capim e aumento na oferta de bezerros, algo característico nesta época do ano).

Para diminuir o risco de volatilidade na cadeia produtiva da bovinocultura de corte, os produtores podem contar com o Banco do Brasil para gerenciar o risco na pecuária de corte, através de contratos a termo ou de opções no mercado futuro e seguro faturamento, assim como linhas de custeio pecuário e investimentos.

Conte sempre com a assessoria em agronegócios e de toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Obrigado e até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search