Settings
Light Theme
Dark Theme

10/05/2022 - Cenário do algodão

10/05/2022 - Cenário do algodão
May 10, 2022 · 2m 45s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é terça-feira, 10 de maio. Meu nome é Marcos Lira, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra (MT),...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é terça-feira, 10 de maio. Meu nome é Marcos Lira, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Tangará da Serra (MT), e falaremos sobre o cenário do algodão.

O relatório Perspectiva Econômica Mundial do FMI de abril relata uma desaceleração da economia mundial tendo como efeito a Guerra entre Rússia e Ucrânia e aviso sobre a inflação que ocorre em alguns países, inclusive no Brasil. A China atravessa um período preocupante no qual seguem algumas províncias em lockdown, enquanto outras intensificam os testes em massa e aumentam restrições de circulação de pessoas.

Os dois fatores narrados poderiam frear a cotação da pluma na Bolsa de Nova Iorque, porém notou-se que os efeitos adversos do clima no início de plantio da safra norte-americana obtiveram maior influência no valor dos contratos para maio de 2022, juntamente com a reação no preço do barril do petróleo, que voltou a atingir U$ 100,00.

Nos Estados Unidos, algumas regiões estão com precipitações volumosas, enquanto outras apresentam chuvas insuficientes e, desta forma, o plantio não tem avanço significativo. Isto refletiu nas cotações que alcançaram patamares próximos a U$ 1,50 c/lbp, o maior valor desde 2011.

No Brasil, as colheitas iniciaram em São Paulo e Paraná, com áreas de plantio de 8.500 hectares e 1.200 hectares, respectivamente. Em Mato Grosso, o mês de abril não apresentou precipitações significativas, o que deixou os cotonicultores do estado em alerta, visto que maio é um mês de baixos índices de chuva, historicamente.

Caso não ocorram chuvas, a reserva de umidade do solo poderá não ser suficiente para manutenção da produtividade das lavouras. Por outro lado, a baixíssima oferta de matéria-prima e o avanço da cotação do dólar, recentemente, alavancaram o preço no mercado interno e, mais uma vez, o índice Cepea renovou a máxima histórica para R$ 7,50/lbp no dia 02 de maio.

Ao produtor parceiro, reforçamos que o Banco do Brasil disponibiliza o Termo de Moedas e as Opções Agro para proteção contra as oscilações na cotação do dólar e da pluma. Em momentos como esses, de preços remuneradores, mas com elevadas incertezas no médio e longo prazos, a adoção das Opções Agro é uma importante ferramenta disponível aos nossos clientes cotonicultores.

Procure seu gerente de relacionamento para mais informações e conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search