Settings
Light Theme
Dark Theme

04/05/2022 - Cenário climático

04/05/2022 - Cenário climático
May 4, 2022 · 2m 43s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é quarta-feira, 04 de maio de 2022. Meu nome é Clayton Igarashi, sou assessor de Agronegócios em Ipatinga (MG), e falaremos sobre o...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quarta-feira, 04 de maio de 2022. Meu nome é Clayton Igarashi, sou assessor de Agronegócios em Ipatinga (MG), e falaremos sobre o cenário climático.

A análise publicada pela Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) no mês de abril apontou um prolongamento do fenômeno La Niña, entretanto com um declínio mais lento. Dessa forma, a chance de ocorrência do evento durante os meses de julho, agosto e setembro aumentou para 59%. Devido às incertezas apontadas há, ainda, a probabilidade de continuidade do fenômeno entre 50 e 55% até outubro.

Nesse contexto, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para o mês de maio, há uma maior probabilidade de chuvas acima da média histórica na faixa que abrange grande parte das regiões Norte e Nordeste. Já o norte do estado de Roraima, estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, apresentam probabilidades de chuvas abaixo da média. Em relação às temperaturas, a maior parte do país tende a indicar valores dentro da média histórica, exceto nas regiões com irregularidade de precipitação.

Na previsão climática trimestral de maio, junho e julho, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) estima maior probabilidade de chuvas acima da média histórica na faixa equatorial da Região Norte, assim como para os estados de Alagoas, Sergipe, parte de Pernambuco e norte da Bahia. Na faixa que abrange o Acre, Rondônia e parte do Centro-Oeste, Sudeste e Sul, há maior probabilidade de chuvas abaixo da média.

De acordo com o Sistema de Monitoramento Agroclimático (Agritempo), nas regiões que passaram por ocorrências climáticas adversas, principalmente estiagens, as disponibilidades de água no solo sinalizam níveis abaixo de 30 mm, podendo refletir nas condições atuais de vários mananciais hídricos.

Nesse cenário, o monitoramento climático, a eficiência de uso dos recursos hídricos e as recomposições florestais ganham ainda mais importância dentro do sistema produtivo e nas tomadas de decisões.

O Banco do Brasil se mantém ao lado do produtor, oferecendo recursos para acompanhamento climático, por meio da parceria com a FieldPro e de investimentos para melhoria ou modernização dos sistemas de irrigação e também para recomposição florestal e matas ciliares.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search