Settings
Light Theme
Dark Theme

03/03/2022 - Cenário climático

03/03/2022 - Cenário climático
Mar 3, 2022 · 3m 13s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é quinta-feira, 03 de março de 2022. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios em Campinas (SP), e falaremos sobre o ...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quinta-feira, 03 de março de 2022. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios em Campinas (SP), e falaremos sobre o cenário climático.

O relatório de fevereiro do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) aponta a continuidade do fenômeno La Niña, com 77% de chance de ocorrência durante o período de março a maio de 2022, no Hemisfério Norte, passando para uma probabilidade de 56% de neutralidade de fenômenos climáticos, entre os meses de maio e julho deste ano.

No Brasil, de acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), em seu resumo das condições climáticas atuais, além das chuvas abaixo da média histórica ocorridas em parte do centro-sul do país, destacando o sul do Mato Grosso do Sul e a Região Sul. Em contraponto, cabe ressaltar a precipitação acima da média na faixa central do país, entre o Mato Grosso, norte e oeste de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

No Sudeste, o excesso de chuvas tem prejudicado lavouras de hortaliças, tais como cenoura, alface, tomate e batata, envolvendo desde as dificuldades de plantio, condução nos tratos culturais (devido ao controle de pragas e doenças) e a colheita, com perda de quantidade e qualidade.

Na previsão climática trimestral para março, abril e meio, o Inpe indica maior probabilidade de chuvas acima da média histórica em grande parte das regiões Norte e Nordeste. Em grande parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná e Santa Catarina, há maior probabilidade de chuvas abaixo da média.

Apesar da continuidade de La Niña no próximo trimestre, haverá 77% de chance deste fenômeno começar a perder força entre março e abril, podendo gerar excesso de chuvas em pontos isolados do Rio Grande do Sul, assim como em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Temperaturas acima da média histórica são previstas para grande parte do país.

O Banco do Brasil conta com mitigadores de risco para que o produtor possa se precaver de situações climáticas adversas, tais como o seguro agrícola e seguro agrícola faturamento. Procure seu gerente de relacionamento para mais informações e, para ouvir este e outros BBCast, acesse blog.broto.com.br/bbcast-agro ou pesquise por “BBCast Agro” em sua plataforma de streaming de preferência, como Spotify e Deezer.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search