Settings
Light Theme
Dark Theme

07/12/2021 - Cenário da seringueira

07/12/2021 - Cenário da seringueira
Dec 7, 2021 · 3m 7s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 07 de dezembro de 2021. Meu nome é Julian Martinez, sou assessor de Agronegócios em São José do Rio Preto, São Paulo,...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 07 de dezembro de 2021. Meu nome é Julian Martinez, sou assessor de Agronegócios em São José do Rio Preto, São Paulo, e falaremos sobre o cenário da Seringueira.

A cultura da seringueira tem grande importância comercial para a produção de coágulo natural de borracha, tanto no mercado externo quanto no interno.

Em 2020, foram produzidas cerca de 220 mil toneladas de coágulo no Brasil, com destaque para o Noroeste e Norte de São Paulo, responsáveis por 66% da produção nacional, além das produções significativas nos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Bahia.

A forma principal de comercialização pelos produtores é o coágulo natural de borracha destinada às usinas processadores, que o transformam em granulado escuro brasileiro (GEB-10), para então serem comercializados para diversos fins, principalmente para a indústria automotiva, na fabricação de pneus.

Atualmente, os preços estão remuneradores em função da relação ajustada de oferta e demanda e do câmbio favorável. No estado de São Paulo, o coágulo com teor de borracha seca de 53% (referência Apabor) está sendo comercializado, em média, a R$ 4,50/kg. Os valores de referência do GEB-10 são balizados no mercado físico do sudeste asiático, responsável por 92% da produção mundial. A cotação internacional, referência SMR20 do mercado de borracha da Malásia, está na faixa de R$ 9.828,00/tonelada.

Em um cenário de maior consumo e pressão nos estoques, e por ser o Brasil importador de borracha natural, as perspectivas são favoráveis para a heveicultura brasileira.

Importante ainda destacar a possibilidade de inserção da seringueira no mercado de créditos de carbono. Ainda, é possível aproveitar a madeira na indústria madeireira e para fins energéticos ao final do ciclo produtivo, que ocorre por volta do 35º ano após o início da sangria.

O Banco do Brasil conta com linha completa de investimentos para que o produtor possa realizar novos plantios e custeio das áreas em produção, investimentos em produção de mudas e também recursos para comercialização.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search