Settings
Light Theme
Dark Theme

29/11/2021 - Cenário climático

29/11/2021 - Cenário climático
Nov 29, 2021 · 2m 55s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 29 de novembro de 2021. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Campinas, São...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 29 de novembro de 2021. Meu nome é Rodrigo Rodrigues, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Campinas, São Paulo, e falaremos sobre o cenário climático.

A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, desde agosto, relata o resfriamento das Águas do Oceano Pacífico e a crescente probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña.

Em seu último relatório de novembro, houve a confirmação do fortalecimento deste evento, com 90% de chance de ocorrência no verão do Hemisfério Sul. No outono, entre março e maio, a probabilidade recua para 50%.

No Brasil, La Niña se caracteriza por de chuvas acima da média nas regiões Norte e Nordeste, seca e aumento de temperaturas no Sudeste, Centro-Oeste e principalmente na região Sul.

A previsão do Inpe para o trimestre novembro a janeiro apontou chuvas acima da média histórica no norte, centro e leste do país. Para o sul do Paraná, grande parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, indicou chuvas abaixo da média. Já para as demais regiões, previsão de chuvas dentro da média do período. As temperaturas tendem a ficar acima da média em grande parte do centro e norte do Brasil.

No mês de setembro, em algumas regiões de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, as precipitações foram baixas, e as temperaturas ficaram mais elevadas. Em razão disso, houve menor disponibilidade de água no solo, impactando o volume de águas nos mananciais, tanto para as atividades agrícolas quanto para o abastecimento urbano.

No Rio Grande do Sul, há relatos de problemas devido à falta de chuvas para a cultura do milho, mas nas demais regiões produtoras a safra transcorre normalmente. Para a soja, a janela de plantio e o desenvolvimento estão dentro da normalidade em todas as regiões produtoras. As lavouras de café da região Sudeste sentiram o impacto da estiagem ocorrida em 2020 e, com chuvas abaixo da média, ocorrência de geadas e temperaturas elevadas na pré-florada em 2021, já sinalizam quebra de produção para 2022.

O Banco do Brasil conta com mitigadores de risco, como seguro agrícola e seguro faturamento, para que o produtor possa se precaver de situações climáticas adversas.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search