Settings
Light Theme
Dark Theme

24/11/2021 - Cenário da cana-de-açúcar

24/11/2021 - Cenário da cana-de-açúcar
Nov 24, 2021 · 2m 51s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é 24 de novembro de 2021. Meu nome é Lícia Bertolote Lance, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Ribeirão Preto,...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é 24 de novembro de 2021. Meu nome é Lícia Bertolote Lance, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Ribeirão Preto, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

A safra 2021/2022 no Centro-Sul do país, região responsável por mais de 90% da produção nacional, está se encaminhando para o encerramento. Devido à ocorrência de estiagem prolongada e eventos de geada, as previsões de queda na produção e na produtividade das lavouras estão se confirmando.

Com cerca de 97% da área disponível já colhida, do início da safra em abril até o final do mês de outubro, a quantidade de cana-de-açúcar processada pelas usinas atingiu 504 milhões de toneladas, volume 10,85% inferior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram processadas 565 milhões de toneladas.

De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira, no acumulado do início da safra até o final do mês de outubro, a produtividade média dos canaviais do Centro-Sul foi de 68,6 toneladas/ha, o que representa uma queda de 15,2% em relação ao mesmo período da safra anterior, quando se obteve 80,9 toneladas/ha.

Com esse cenário de redução na quantidade de matéria-prima, tanto os preços pagos pela tonelada de cana-de-açúcar quanto os preços de comercialização de açúcar e etanol estiveram em patamares elevados, contribuindo para manutenção da rentabilidade na atividade.

Os estoques mundiais de açúcar estão baixos e segundo o USDA, as projeções são de que a demanda aumente nos próximos quatro anos, passando de 174 milhões de toneladas em 2020 para 184 milhões em 2024.

Para a próxima safra, os desafios continuam, com maior área de produção necessitando de reforma e custos de produção em alta. No entanto, as previsões climáticas indicam precipitações mais próximas do normal, e os preços tendem a se manter em patamares elevados. Para a próxima safra, já houve a fixação de preço para mais de 43% das estimativas de embarque do açúcar destinado à exportação.

O Banco do Brasil dispõe de linhas de crédito de custeio das lavouras e investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas e equipamentos e renovação de canaviais.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search