Settings
Light Theme
Dark Theme

26/10/2021 - Cenário da cana-de-açúcar

26/10/2021 - Cenário da cana-de-açúcar
Oct 26, 2021 · 3m 18s

Olá! Hoje é terça-feira 26 de outubro de 2021. Meu nome é Maria da Graça Ribeiro Fogli, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Araraquara, São Paulo, e...

show more
Olá! Hoje é terça-feira 26 de outubro de 2021. Meu nome é Maria da Graça Ribeiro Fogli, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Araraquara, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

A safra está em andamento no Centro-Sul do país. Até 1º de outubro, 36 unidades estavam com a safra encerrada e mais 52 devem finalizar ainda neste mês. O clima adverso nas safras 2020 e 2021, com estiagens prolongadas e geadas no inverno passado, têm refletido no menor produtividade e antecipação da finalização da safra. Já para as safras das regiões Norte e Nordeste, que tiveram início em agosto, espera-se produção 2,5% superior à anterior.

No Centro-Sul foram cultivados 7,36 milhões de hectares, ou seja, 89,3% da área e 91% do volume nacional produzido. Nesta safra houve redução de 4,6% em área ante a anterior, principalmente devido à concorrência com soja e milho.

Assim, espera-se que a produção da safra 2021/22 totalize 592 milhões de toneladas, de acordo com a Conab. A região Centro-Sul deverá processar 538,8 milhões de toneladas, recuo de 4,6% em relação à safra passada. Algumas unidades esperam perdas de até 15%. A produtividade está 21% inferior, com média projetada de 72,5 toneladas/ha.

A boa notícia é que o preço da tonelada da cana continua em ascensão, próximo a R$150,00/t, garantindo boa rentabilidade aos fornecedores.

Quanto aos produtos derivados, a produção de açúcar deverá atingir 36,9 milhões de toneladas, 10,5% inferior à safra passada. O mix de produção é estimado em 46,6% de cana transformada em açúcar e 53,4% em etanol.

A produção do etanol tende a recuar 13,1% e totalizar 25,8 bilhões de litros. O preço do etanol está acima do observado ano passado, refletindo o repasse de preços para a gasolina, em linha com a paridade internacional.

Há expectativa de clima mais favorável para a próxima safra, com mais disponibilidade de água durante o ciclo produtivo. O cenário é de bons preços e negócios internacionais aquecidos, já que o Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar e os estoques mundiais estão baixos.

O Banco do Brasil dispões de linhas de investimento para melhoria da estrutura produtiva, irrigação, máquinas, implementos e renovação de canaviais.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search