Settings
Light Theme
Dark Theme

21/10/2021 - Cenário da pecuária de corte

21/10/2021 - Cenário da pecuária de corte
Oct 21, 2021 · 2m 49s

Olá! Hoje é quinta-feira, 21 de outubro de 2021. Meu nome é Karoline Furlaneto Castro, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso,...

show more
Olá! Hoje é quinta-feira, 21 de outubro de 2021. Meu nome é Karoline Furlaneto Castro, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, e vamos falar sobre o cenário da pecuária de corte.

Após a confirmação, em meados de setembro, de dois casos de encefalopatia espongiforme bovina (ou “mal da vaca louca”), o governo brasileiro suspendeu as exportações de carne bovina para a China. Essa suspensão permanecerá vigente até que as autoridades chinesas concluam a avaliação das informações repassadas sobre o caso. A China, juntamente com Hong Kong, são responsáveis por 59% das exportações brasileiras da proteína.

Até o presente momento, mesmo com todos os esclarecimentos prestados pelo governo brasileiro, o governo chinês ainda não retomou as importações da proteína brasileira.

Apesar do embargo, as exportações totalizaram 218,53 mil toneladas em setembro de 2021, recorde mensal de exportação e volume 31% superior ao de setembro de 2020. No entanto, dados preliminares da Secex indicam que os embarques parciais de outubro já refletem a ausência da China nas compras, pois até o dia 10 apenas 30,43 mil toneladas haviam sido embarcadas, queda de 43% ante a setembro de 2021 e 37,7% ante a outubro de 2020.

Esperava-se que a relação comercial fosse restabelecida rapidamente, porém isso ainda não aconteceu, e o preço da arroba bovina tem sido pressionado negativamente desde então. O indicador Cepea/B3, na parcial de outubro até o dia 19, acumulava baixa de 6,6%. No momento, os frigoríficos estão gerindo estoques, com escalas de abate alongadas, mantendo-se afastados do mercado. Já os pecuaristas estão encontrando dificuldades em comercializar os animais.

Dessa forma, o produtor deve ficar atento aos movimentos do mercado, levar em consideração a época de disponibilização para abate dos animais de 2º giro de confinamento e avaliar os custos de manutenção destes animais, para então decidir o melhor momento de comercialização.

E para apoiar você, pecuarista, o BB dispõe de diversas soluções de crédito, como a CPR, como capital de giro para aproveitar o melhor momento de venda e planejar a compra de insumos ou reposição, o BB Custeio Pecuário para antecipar o planejamento da alimentação e suplementação do rebanho e o BB Opções Agropecuárias para garantir preço mínimo de venda do boi, de acordo com a saída do gado da fazenda.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search