Settings
Light Theme
Dark Theme

19/10/2021 - Cenário da soja

19/10/2021 - Cenário da soja
Oct 19, 2021 · 3m 9s

Olá! Hoje é terça-feira, 19 de outubro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e...

show more
Olá! Hoje é terça-feira, 19 de outubro de 2021. Meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em São Borja, Rio Grande do Sul, e falaremos hoje sobre o cenário da soja.

Os dados de projeção de safra do USDA, com estimativas de produção e estoques dos Estados Unidos acima do esperado pelo mercado, pressionaram as cotações da soja na Bolsa de Chicago na semana anterior. O contrato com vencimento em maio de 2022 chegou a ser cotado a US$ 12,25/bushel na última semana, mas recuperaram parte das perdas com o retorno da demanda chinesa. O avanço da colheita com percentual acima da média de anos anteriores, segue como fator de limitação para altas.

Os preços físicos internos também recuaram, embora ainda estejam em patamares elevados. A alta do dólar e as compras da China dão sustentação aos preços no Brasil, mesmo com o avanço da colheita nos Estados Unidos e do plantio da safra 2021/22 no Brasil.

As previsões meteorológicas indicam chuvas com volumes maiores nas regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país para o mês de outubro, contribuindo para acelerar os trabalhos de plantio. Na região do MATOPIBA há previsão da chegada das chuvas a partir do dia 20/10, garantindo umidade nos solos e o início dos plantios nas áreas de sequeiro.

Há estimativa de que a safra nacional de soja 2021/22 seja recorde, com produção de 141,26 milhões de toneladas, conforme dados da Conab. Tal feito deve resultar da projeção do acréscimo de 1,38 milhão de hectares na área a ser cultivada com a cultura e do clima beneficiando a produtividade das lavouras, estimada em 3.539 kg/ha.

O indicador Esalq/B3 apresentou variação negativa na média inicial no mês de outubro/21. Contudo, continua em patamares de preços que asseguram margens de remuneração satisfatórias aos produtores brasileiros, apesar do aumento dos custos de produção, principalmente de fertilizantes e defensivos químicos.

Face ao cenário favorável e considerando as expectativas de crescimento de produção, o Banco do Brasil, sendo o maior parceiro do produtor rural, ampliou a disponibilidade de recursos para o plano safra, com destaque no crédito para linha de investimento Moderfrota, que tem como finalidade financiar a aquisição isolada de máquinas, equipamentos e implementos (novos ou usados).

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search