07/10/2021 - Cenário da suinocultura

Oct 7, 2021 · 2m 45s
07/10/2021 - Cenário da suinocultura
Description

Olá! Hoje é 07 de outubro de 2021. Meu nome é Alexandre Correa Petry, sou assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Chapecó, Santa Catarina, e falaremos hoje sobre...

show more
Olá! Hoje é 07 de outubro de 2021. Meu nome é Alexandre Correa Petry, sou assessor de Agronegócios no Banco do Brasil em Chapecó, Santa Catarina, e falaremos hoje sobre o cenário da suinocultura independente.

Quando falamos em suinocultura independente, estamos nos referindo à produção de suínos que é feita fora do sistema de integração, onde não há compromisso de compra ou venda do suíno entre o suinocultor e o frigorífico, sendo essa produção predominantemente destinada ao mercado interno brasileiro.

Ao longo de 2021, os preços do suíno vivo base Cepea/Esalq, na praça de São Paulo, apresentaram pequena valorização acumulada de 1,98%. No entanto, o mês de setembro apresentou recuperação dos preços do suíno terminado independente frente ao registrado em agosto, com valorização de 22,4%, cotado a 7 reais e 61 centavos o quilo.

A melhora de preço também foi observada na carcaça suína, que fechou o mês cotada em 10 reais e cinquenta e dois centavos, aumento de 13,6% durante o mês de setembro. Na comparação com a carcaça de frango congelada, houve, no mesmo período, valorização no preço do suíno frente ao frango em cerca de 12%.

Apesar da boa recuperação do preço do suíno terminado independente em setembro, este ainda está distante das boas cotações alcançadas em 2020, quando chegou à média de quase 14 reais por quilo no mês de novembro.

Para o suinocultor independente, os últimos meses têm sido desafiadores em razão do aumento dos custos de produção, assim como tem ocorrido com outras atividades agrícolas e pecuárias.

Nesse sentido, a cotação da saca de milho, que é o principal componente do custo de produção do suíno, continua elevada, ainda que durante o mês de setembro o indicador Cepea tenha retraído 2%, fechando o mês cotado a 91 reais e 83 centavos a saca.

Por outro lado, na relação de troca, quantidade de quilo de milho que um quilo kg de suíno terminado compra, houve melhora de 11,78% ao longo do mês de setembro, em relação ao período anterior.

A aquisição antecipada do milho e outros insumos, construção de unidades de armazenagem e fábrica de rações são algumas alternativas que o Banco do Brasil dispõe para apoiar a suinocultura. Procure sua agência de relacionamento e saiba com mais detalhes como podemos ajudá-lo.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Organization Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search