Settings
Light Theme
Dark Theme

28/09/2021 - Cenário do café conilon

28/09/2021 - Cenário do café conilon
Sep 28, 2021 · 3m 10s

Olá! Hoje é terça-feira, 28 de setembro de 2021. Eu sou Rossana Maria Cláudio, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Vitória da Conquista, Bahia, e vamos falar um...

show more
Olá! Hoje é terça-feira, 28 de setembro de 2021. Eu sou Rossana Maria Cláudio, assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Vitória da Conquista, Bahia, e vamos falar um pouco sobre o cenário do café conilon.

O Vietnã, principal produtor mundial da variedade, passa por problemas logísticos de escoamento da produção, devido à falta de contêineres, que tem prejudicado as exportações. Além disso, com o aumento dos casos de Covid-19 no país, novas restrições sanitárias foram impostas pelo governo, podendo impactar a colheita que terá início em outubro.

Esses fatores têm refletido de forma altista na cotação do produto na Bolsa de Londres, mantendo a cotação externa em patamar superior a 2.100 dólares por tonelada nos principais vencimentos. No Brasil, registram-se preços acima de 750 reais por saca de 60 quilos, em Vitória, Espírito Santo, mesmo com a previsão de aumento da produção na próxima safra brasileira.

Este cenário favorável de preços tem sido contrabalanceado pela alta nos preços dos insumos e consequentemente nos custos de produção, o que reforça a importância do planejamento adequado para aquisição destes no melhor momento.

Em relação à safra 21/22 no Brasil, as lavouras de conilon apresentam floradas uniformes em toda a região produtora do Espírito Santo, sendo importante destacar que esse período é determinante no ciclo da cultura, pois definirá o seu potencial produtivo para a próxima safra, sendo o seu volume e uniformidade, fatores decisivos para uma boa produção.

Observa-se que ainda podem ocorrer eventos adversos à produção e comercialização do café conilon, como a insuficiência de chuvas, a falta ou redução do manejo nutricional e controle de pragas e doenças, bem como possíveis oscilações do câmbio.

Assim, é importante o planejamento prévio da produção, pois permite o acesso ao crédito agrícola no período ideal, possibilitando ao produtor realizar o custeio de sua lavoura e a comercialização do café de forma escalonada, beneficiando-se da boa perspectiva de preços para o grão no período da safra.

O Banco do Brasil, maior parceiro do agronegócio, disponibiliza linhas de crédito para custeio e investimento, atendendo tanto a manutenção da lavoura quanto a reforma e ampliação das áreas, além da possibilidade de investimento para construção de infraestrutura de armazenagem e beneficiamento da produção. Ainda, o BB dispõe de linhas de crédito para comercialização e CPR para necessidades adicionais do cafeicultor.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search