Settings
Light Theme
Dark Theme

27/09/2021 - Cenário da cana-de-açúcar

27/09/2021 - Cenário da cana-de-açúcar
Sep 27, 2021 · 3m 4s

Olá! Hoje é segunda-feira, 27 de setembro de 2021. Meu nome é Nívia Malheiros Bassi, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte, São Paulo, e vamos...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 27 de setembro de 2021. Meu nome é Nívia Malheiros Bassi, sou assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte, São Paulo, e vamos falar sobre o cenário da cana-de-açúcar.

Ao que tudo indica, 2021/22 terá a menor moagem de cana-de-açúcar em dez safras. A combinação da estiagem severa, que não se via há pelo menos uma década, com três episódios de geadas intensas, somadas à já prevista redução de área de plantio e às queimadas recentes, estão levando os canaviais da região Centro-Sul a uma quebra consistente.

Na safra 21/22, que teve início em abril, até a segunda metade de agosto, a moagem no Centro-Sul acumulou queda de 5,8%. Nesse período, a quantidade de cana processada pelas usinas atingiu 392,6 milhões de toneladas, ante 416,8 milhões de toneladas no mesmo período da safra passada.

De acordo com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade no mês de agosto foi de 65,3 toneladas por hectare ante 79,7 toneladas observadas no mesmo período da safra 20/21 – queda de 18,1%. No acumulado da atual safra observa-se redução de 14,3%.

A baixa produtividade e as geadas contribuíram para o avanço da colheita. Estima-se que no Centro-Sul tenha atingido 5,39 milhões de hectares até 31 de agosto, incremento de 9,9% ante o mesmo período de 2020, e já representa cerca de 71% da área prevista para colheita na safra 21/22.

Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (ÚNICA), a safra atual está projetada em 530 milhões de toneladas no centro-sul do Brasil, ante 605 milhões da safra passada. Assim, o preço pago ao produtor continua em ascensão, minimizando os efeitos da baixa produtividade. De 1º de abril a 1º de setembro, o indicador de concentração de açúcares registrou 140,3 quilos de açúcar total recuperável (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar, leve aumento em relação ao observado no ciclo 20/21.

A próxima safra de cana será desafiadora, tanto para as usinas quanto para os produtores rurais, pois os custos de produção estão em elevação e os canaviais necessitarão de cuidados adicionais em termos de manejo, comparativamente a outras culturas.

O Banco do Brasil conta com linhas de crédito próprias para o investimento em renovação e o custeio dos canaviais. O produtor pode contar ainda com o seguro agrícola para se proteger de eventos climáticos adversos, como estes que prejudicaram a safra atual.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search