Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Trilha Diplomática

  • Cecília Meireles e Rachel de Queiroz, com a profª Isabel Vega

    8 MAR 2021 · Para o episódio de encerramento de sua segunda temporada, e em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), o Trilha Diplomática preparou um episódio para lá de especial: conversamos sobre a presença das mulheres na literatura modernista, com destaque para duas grandes escritoras brasileiras, Cecília Meireles e Rachel de Queiroz. Para nos guiar nesse tema de grande importância, contamos, ainda, com a presença ilustre da professora de língua portuguesa Isabel Vega. A professora Isabel Vega é mestra em Letras pela UFRJ. Sua tese de mestrado, inclusive, foi “Drummond: essas coisas”. A professora também já ministrou aulas de Língua Portuguesa em diversos cursos preparatórios à carreira de diplomata, atualmente lecionando nos cursos Clio e Clipping, tradicionais cursos preparatórios. Acompanhe seu perfil nas redes sociais! Instagram: @isabelvegaport - https://www.instagram.com/isabelvegaport/ . Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 32m 14s
  • A Crise Humanitária no Iêmen e o Legado de Svetlana Alexievich

    1 MAR 2021 · Na pauta deste episódio: a terrível crise humanitária no Iêmen e a vida e obra de Svetlana Alexievich, a voz de uma geração pós-soviética. Para se inteirar mais, recomendamos: https://www.foreignaffairs.com/articles/united-states/2021-02-09/how-america-enables-war-yemen?utm_medium=promo_email&utm_source=pre_release&utm_campaign=mktg_sub_war_in_yemen&utm_content=20210209&utm_term=all-actives | https://blog.clippingcacd.com.br/atualidades/svetlana-alexievich-a-voz-de-uma-geracao/ Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 19m 17s
  • O caso Gamestop, o Mercado Financeiro dos EUA e o legado do Embaixador Alberto da Costa e Silva

    20 FEB 2021 · Na pauta deste episódio: a revolta dos “sardinhas” contra os “tubarões”; o caso Gamestop e a mais recente polêmica do mercado financeiro americano e O Brasil e a África: o legado do embaixador Alberto da Costa e Silva. Para se inteirar mais, recomendamos: https://www.bloomberg.com/opinion/articles/2021-02-05/robinhood-gamestop-saga-pressures-payment-for-order-flow | COSTA E SILVA, Alberto V. A Enxada e a Lança: A África antes dos portugueses, 1992. Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    2h 7m
  • Golpe Militar em Myanmar, Machado de Assis e a Bossa Nova

    8 FEB 2021 · Na pauta deste episódio: o golpe militar ocorrido em Myanmar e os legados culturais do escritor Machado de Assis e da Bossa Nova! Para se inteirar mais, acesse: https://brasil.elpais.com/internacional/2021-02-03/golpe-em-mianmar-e-desafio-para-os-eua-e-oportunidade-para-a-china.html | http://machado.mec.gov.br/ |SEVERIANO, Jairo. “Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade”. São Paulo: Editora 34. 2009 Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 22m 47s
  • O Modernismo Brasileiro e a Semana de Arte de 1922, com prof. João Daniel Almeida

    2 FEB 2021 · Após sua primeira temporada, o Trilha Diplomática está de volta, e agora com a proposta de trazer, junto aos assuntos de maior relevância na geopolítica internacional, pautas culturais que mostram a riqueza da produção intelectual brasileira e apontem sopros de esperança em meio a uma realidade de tanta aridez. Para este primeiro episódio da segunda temporada do Trilha Diplomática, temos a honra de contar com a sabedoria do professor João Daniel Lima de Almeida para falarmos sobre o Modernismo Brasileiro e a Semana de Arte de 1922 - que no próximo ano celebrará seu centenário, junto ao bicentenário da Independência! Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e mestre em Relações Internacionais pela PUC-Rio, o professor JD foi professor de graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da PUC-Rio, da FGV e da Universidade Cândido Mendes. Adicionalmente, leciona História do Brasil, História Mundial e História da Política Externa Brasileira para candidatos ao Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, além de ser comentarista esporádico na GloboNews e curador de um conteúdo riquíssimo, nas redes sociais. Acompanhe seus perfis! Instagram: @joadani - https://www.instagram.com/joadani/ . Twitter: @joadani - https://twitter.com/joadani . Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 40m 20s
  • Retrospectiva 2020, com o prof. Tanguy Baghdadi

    14 DEC 2020 · 2020 definitivamente não foi um ano para amadores! Em um espaço de (menos de) 365 dias, o mundo viveu o medo de uma guerra entre Irã e Estados Unidos, em janeiro; viu uma nova aliança pelo poder executivo em Israel ser formada, em abril; assistiu ao horror da explosão do porto de Beirute, em agosto; e se deparou com a triste realidade de um conflito armado violento na região de Tigré, na Etiópia, em novembro. Estes quatro eventos e tantos outros ocorreram ao mesmo tempo em que a humanidade lidou com uma pandemia sem precedentes nos últimos cem anos, que até o dia 13/12 infectou mais de 72 milhões de pessoas e causou o óbito de mais de 1,6 milhão ao redor do globo. Para esta primeira retrospectiva do Trilha Diplomática, temos a honra de contar com a sabedoria do professor Tanguy Baghdadi! Professor de Política Internacional no Clipping CACD; de relações internacionais na Universidade Veiga de Almeida e no IBMEC; palestrante na Casa do Saber, no Rio de Janeiro; comentarista da Globonews e criador do podcast e agora da plataforma de cursos Petit Journal, nossa principal inspiração para este podcast, suas falas trazem comentários singulares sobre a geopolítica internacional e sobre os acontecimentos do ano, além de uma descontração e bom humor que são vitais nesta época do ano! Para conhecer melhor o Petit Journal, projeto do professor Tanguy, acesse: https://petitjournal.com.br/ . E para conhecer os cursos disponibilizados pelo Petit, acesse: http://petitjournal.clippingconcursos.com.br/ Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade. Nos encontramos em 2021! Desejamos a todos e todas um Feliz Natal e um maravilhoso Ano Novo!
    1h 27m 42s
  • Episódio Especial: China

    7 DEC 2020 · Na pauta deste episódio especial sobre a China: as Relações China e Vaticano; o novo plano da União Europeia para aproximarem-se dos EUA e confrontarem a ascensão chinesa; a Agenda OTAN 2030 e a Indústria Cinematográfica Chinesa. Para se inteirar mais, acesse: https://www.aljazeera.com/news/2020/11/24/china-criticises-pope-francis-over-remark-on-uighur-minority | https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/11/uniao-europeia-propoe-nova-alianca-aos-eua-contra-desafio-da-china.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=twfolha | https://br.reuters.com/article/worldNews/idBRKBN28A26R-OBRWD | https://www.bridgingthedragon.com/en/the_chinese_film_market.php Trailer da animação chinesa NE ZHA: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=xdOgym7MLAU Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 36m 58s
  • A América Latina pós-Covid-19; a Erradicação da Pobreza na China e as relações Israel-Palestina

    1 DEC 2020 · Na pauta deste episódio: o mais recente relatório da CEPAL para a América Latina, a erradicação da extrema pobreza na China e um novo capítulo na relação entre Israel e Palestina. Para se inteirar mais, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54979185 | https://www.ft.com/content/b818aece-4cd7-4c99-8b62-e52ae4aa1b21 | https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,guerras-e-paz-as-relacoes-entre-israel-e-o-mundo-arabe,70003525299 Palestra “O novo balanço político no Oriente Médio e as relações israelo-palestinas”, realizado pela Fundação FHC: https://www.youtube.com/watch?v=obJGNcMbB_c Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 36m 22s
  • A Etiópia e a o conflito no Trigé; o maior Acordo Comercial do Mundo; a Décima Segunda Cúpula dos BRICS e o Centenário de Clarice Lispector

    21 NOV 2020 · Na pauta deste episódio: a Etiópia e o conflito na região do Tigré; o maior acordo comercial do mundo; a décima segunda cúpula dos BRICS e o centenário da grande bruxa da literatura brasileira, Clarice Lispector. Para se inteirar mais, acesse: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-54951328 | https://www.dw.com/pt-br/china-e-outros-14-pa%C3%ADses-criam-maior-pacto-comercial-do-mundo/a-55605837?maca=bra-rss-br-top-1029-rdf | https://www.financialexpress.com/defence/brics-summit-fighting-terrorism-and-global-covid-19-pandemic-to-be-the-focus-tomorrow/2129614/ | http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/view/258 Declaração de Moscou da XII Cúpula do BRICS: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/declaracao-de-moscou-da-xii-cupula-do-brics Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 18m 34s
  • Episódio Especial: Crise Global de Confiança Política

    14 NOV 2020 · Na pauta deste episódio: a Crise de confiança na América do Sul, em especial o caso do Peru; o caos político na Guiné-Bissau e a crise de confiança na África; os protestos pró-democracia e a monarquia tailandesa e, por último, um assunto que todo mundo está com um ponto de interrogação: a França e o Fundamentalismo Islâmico. Para se inteirar mais, acesse: https://www.americasquarterly.org/article/what-just-happened-in-peru-understanding-vizcarras-sudden-impeachment/ | https://www.dw.com/pt-002/crise-pol%C3%ADtica-na-guiné-bissau-cansa-comunidade-internacional/a-54699075 | https://www.aljazeera.com/news/2020/10/25/protesters-gather-in-bangkok-after-pm-snubs-call-to-resign | https://www.orfonline.org/expert-speak/france-islam-and-extremism/ Produzido por Arthur de Paula, Augusto Banho, Luiz Chaem e Tayane Martins, o Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
    1h 25m 2s

O Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas...

show more
O Trilha Diplomática se propõe a ser uma roda de diálogo entre estudantes em preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), estudantes em geral, internacionalistas, jornalistas, diplomatas e toda a sociedade.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search