Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Rádio Corneta

  • Rádio Corneta 63 - novembro 2021

    23 NOV 2021 · DESPEJANDO MISÉRIA Rádio Corneta - Episódio 63 Peões da Bardella e Termomecânica denunciam as demissões que continuam na alegria ou na tristeza das vendas. Os patrões seguem ajustando a produção cortando nossas cabeças! E não é só na indústria brasileira que o facão tá aumentando a miséria. O professor José Martins do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio continua nossa conversa abordando mais detalhes da crise econômica mundial.
    10m 53s
  • Rádio Corneta 62 - novembro 2021

    10 NOV 2021 · CRISE PERMANENTE? Rádio Corneta - Episódio 62 O Corneta conversou com operário da #GM de #Gravataí para saber como anda a situação na montadora em meio à inflação alta, lay-offs, demissões e lesões. Entrevistamos o professor José Martins do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio para saber mais sobre a situação da economia mundial sob o ponto de vista dos trabalhadores. E ainda cornetadas da #Bardella, #Cinpal e #Lorenzetti.
    15m 58s
  • Rádio Corneta 61 - outubro 2021

    25 OCT 2021 · DESMONTADORAS Rádio Corneta - Edição 61 Mais de 500 operários da Renault do Paraná aderem ao programa de demissão voluntária (PDV), mas o que tem de “voluntário” em ir pro olho da rua? Peões da GM de São Caetano fizeram greve pra garantir aumento salarial, o patrão foi pra justiça e o sindicato engatou a marcha ré! E ainda, férias coletivas na Lorenzetti? O que aconteceu? O banho de dinheiro acabou?
    12m 55s
  • Rádio Corneta 60 - outubro 2021

    19 OCT 2021 · "TÁ DIFÍCIL SOBREVIVER". Na nova edição da Rádio Corneta, a versão em áudio do jornal que não tem rabo preso com o patrão: • No Rio Grande do Sul, trabalhadores da Gerdau vão à luta contra as perdas salariais e ocupam a fábrica • Em São Paulo, metalúrgicos da Cinpal, sem perspectiva de reajuste, param no meio do expediente para exigir: "a gente quer aumento e pronto" • E ainda, ex-operador de máquina da Bardella agora ganha metade do salário e manda cornetada sobre o aumento do custo de vida: "tá difícil sobreviver"
    11m 45s
  • Rádio Corneta 59 - agosto 2021

    31 AUG 2021 · Lorenzetti Fatura Rádio Corneta - Episódio 59 O Corneta remexeu os dados de faturamento da Lorenzetti e mostra os números de quem tá se banhando na grana. A paralisação na CPTM mostra a necessidade de união entre os trabalhadores de todas as linhas. E ainda: como vai a campanha salarial na sua categoria com o aumento da inflação?
    10m 36s
  • Rádio Corneta 58 - agosto 2021

    17 AUG 2021 · Enquanto Bolsonaro distrai Brasília com desfile de tanque velho e a oposição discute se a democracia vem do elétron ou do papel, o governo passa o trator nos trabalhadores: vem aí a Medida Provisória 1045. E na pandemia, quem está cuidando de quem cuida da população? Ouvimos uma trabalhadora de farmácia do Rio de Janeiro que denuncia as péssimas condições de trabalho para quem tem que aplicar testes de Covid na população!
    12m 24s
  • Rádio Corneta 57 - junho 2021

    15 JUN 2021 · Na Termomecânica produção a milhão em plena pandemia, terceirização e salário virando farelo ao longo dos anos.   Do Rio Grande do Sul, recebemos denúncia da GM e da Dana! Entrevistamos o companheiro Rafael Padial, membro da Transição Socialista, organização responsável pelo Corneta, a respeito da revolta da população contra Bolsonaro e das manifestações contra o governo em todo o país.
    21m 38s
  • Rádio Corneta 56 - maio de 2021

    31 MAY 2021 · POLÍTICOS E PATRÕES NÃO SAEM DA NOSSA ABA! 🤬 Rádio Corneta - Episódio 56 🧨 O governo Bolsonaro e a patronal estão juntos, cortando salário, suspendendo contratos e aumentando nossa miséria! 🧨 Metroviários continuam de pé na luta contra a empresa e o governo Dória! 🧨 E tem empresa bombando na crise! A Rádio Corneta conversou com operários da Dana e da TDK no Rio Grande do Sul.
    14m 24s
  • Rádio Corneta 55 - maio 2021

    6 MAY 2021 · Entrevistamos ferroviário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) que detalha a situação bárbara dos ferroviários. A situação deles é a mesma de milhões de operários mundo afora. Ouça na íntegra! "Se morrer é só mais um. A postura da CPTM é clara: morrer, morreu!" "O serviço na estação é o centro de contaminação perfeito, o vírus não precisa fazer nada, a gente tá lá o dia inteiro pegando o vírus de um passageiro e distribuindo pra outros dez. Fora os trens lotadíssimos, sem janela, com a tubulação do ar condicionado acabando dentro da cabine do maquinista!" "Pra quem é idoso, diabético, hipertenso, estar trabalhando no nosso serviço é uma roleta russa. Mais dia menos dia você vai ser infectado, não tem como. E quando algum colega vulnerável afasta com covid a gente já sabe, já se prepara pra ele não voltar. Porque a chance de entubar é muito grande, e se entubar, não volta mais." "Foram muitos os colegas que se foram. A gente contou mais de 60 mortos até agora! Mais de 40 morreram de fevereiro pra cá!!!"
    20m 46s
  • Rádio Corneta 54 - abril 2021

    8 APR 2021 · Ouça o relato de operários da Cinpal, Termomecânica, Viemar e Jackwal sobre o pesadelo do coronavírus! O caos político em Brasília chega até às fábricas na forma de morte, medo e exploração! Enquanto isso, a CPTM em São Paulo quer dar o calote na PPR enquanto a peãozada segue com salário arrochado e morrendo de covid! E também analisamos a queda do número de greves no Brasil nos últimos anos!
    16m 58s

A Rádio Corneta é a versão em podcast do jornal O Corneta da organização Transição Socialista. O jornal que dá voz aos operários contra a exploração do patrão. O jornal...

show more
A Rádio Corneta é a versão em podcast do jornal O Corneta da organização Transição Socialista. O jornal que dá voz aos operários contra a exploração do patrão.

O jornal que não recebe dinheiro de nenhuma empresa e é construído por trabalhadores e militantes da organização Transição Socialista, que acreditam na luta independente da classe operária!

O podcast distribuído no Whatsapp, Facebook e podcasts como Google Podcasts, Spotify, Castbox, iHeartRadio e Spreaker.



HISTÓRIA

O Corneta nasceu em 1985 como boletim interno de uma fábrica metalúrgica da zona oeste de São Paulo, a Colúmbia. Nasceu na luta pela construção de uma comissão de fábrica, nasceu na luta que desembocou em julho daquele ano em uma greve com ocupação por cerca de um mês. Em 1986 o boletim passou a sair como jornal e muitos companheiros de diversas fábricas de São Paulo passaram a escrever no nosso jornal – o jornal da companheirada da fábrica – que chegou a 15.000 exemplares. Muitos históricos lutadores fizeram parte de O Corneta nos anos 80, como Florestan Fernandes e Maurício Tragtenberg.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search