Settings
Light Theme
Dark Theme
Podcast Cover

Magmacast

  • s02ep04 - Marte, a bola da vez (Parte II) - Com Dr. Alvaro Crósta

    28 JUL 2021 · Sejam todas e todos muito bem-vindos ao Magmacast - O Podcast das Geociências No episódio 4 da Segunda Temporada do MAGMACAST, retomamos o papo sobre Marte e as missões terráqueas de exploração ao Planeta Vermelho, com o professor Alvaro Crósta. Nessa segunda parte conversamos sobre a mais recente e moderna missão de exploração científica da NASA: a MARS 2020. Vamos conhecer quais são os objetivos da missão e escutar o rover Perseverance durante seu trabalho de campo em Marte. E finalizamos com uma reflexão sobre a importância da pesquisa espacial para a vida aqui na Terra. E aí? Será que o Persie vai encontrar registros de antigas civilizações em Marte? Pegue seu fone de ouvido e embarque com a gente nessa viagem interplanetária. - Este programa conta com o apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e da Rádio e TV Unicamp. - Texto de Daniel F. Martins de Sousa, e Alvaro P. Crósta, baseado na aula homônima de Alvaro Crósta. Colaboração e revisão de Dra. Alice Bosco. - Edição de Daniel F. Martins de Sousa - Áudios utilizados nesse programa: Jornal Nacional, série Cosmos, NASA, Lucas Film, Felipe Neto, Lenine e Disney Pixar.
    34m 34s
  • s02ep03 - Marte, a bola da vez (Parte I) - Com Dr. Alvaro Crósta

    21 JUN 2021 · Registros da curiosidade do homem pelo espaço datam de no mínimo 6000 anos. Em 1957 a cachorrinha soviética Laika, e em 12/04/1961 o russo Iuri Gagarin foram os primeiros seres terráqueos a orbitarem sobre a Terra. Desde então a exploração para além da Terra tem caminhado a passos tecnológicos largos, mas ainda pequenos se comparados a curiosidade da humanidade e à imensidão do sistema solar e do universo. No EPISÓDIO 3 da Segunda Temporada do MAGMACAST conversamos com o professor doutor Alvaro Penteado Crósta e juntos tentamos acessar os limites do nosso conhecimento. Essa é a primeira parte da nossa viagem a Marte. Nesse episódio vamos conhecer um pouco mais sobre as características físicas, climáticas (e turísticas!?) do Planeta Vermelho, o histórico da pesquisa espacial e os desafios de uma missão interplanetária. Sejam todas e todos muito bem-vindos ao Magmacast - O Podcast das Geociências - Este programa conta com o apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e da Rádio e TV Unicamp. - Texto de Daniel F. Martins de Sousa, e Alvaro Crósta, baseado na aula homônima de Alvaro Crósta. Colaboração e revisão de Dra. Alice Bosco. - Edição de Daniel F. Martins de Sousa - Áudios utilizados nesse programa: Mark Ronson & Bruno Mars, Sérgio Murilo, Universal Music, NASA, PIXAR e Jefferson Airplane.
    33m 33s
  • s02ep02 - Expedição Antártica (Parte II) - Com Dr. Alessandro Batezelli

    24 MAY 2021 · Na segunda parte da nossa expedição à Antártica vamos falar sobre a importância da preservação do continente gelado, sobre o quão frágil é esse sistema e o que o desequilíbrio nos pólos do planeta Terra está causando. Também vamos aparatar (essa é só pra quem tem a referência) no Texas, refutar gente que queima gelo, e na volta vamos falar de alguns impactos ambientais causados pelo homem aqui Brasil. Então bora seguir passeio. Sejam todas e todos muito bem-vindos ao Magmacast - O Podcast das Geociências Descida à Bombordo! - Este programa conta com o apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e da Rádio e TV Unicamp. - Texto de Daniel F. Martins de Sousa com colaboração e revisão de Carolina Natividade Moreto e Alessandro Batezelli. - Edição de Daniel F. Martins de Sousa - Áudios utilizados nesse programa: Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, James Napoli; Willow Osborne; Chaves; Tyga, Kevinho e Kekel.
    31m 26s
  • s02ep01 - Expedição Antártica (Parte I) - Com Dr. Alessandro Batezelli

    10 MAY 2021 · Na primeira parte da nossa expedição vamos conhecer o continente gelado: a geologia, o clima, a fauna e a flora. Tudo isso na companhia do nosso guia, o professor Dr. Alessandro Batezelli que participou de uma expedição à Antártica e vai nos ajudar a conhecer melhor o extremo sul do planeta. Então peguem seus casacos, botem seus fones de ouvido e sejam todas e todos muito bem-vindos à segunda viagem do Magmacast pelo mundo das geociências. - Este programa conta com o apoio do Instituto de Geociências da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), e da Rádio e TV Unicamp. - Texto de Daniel F. Martins de Sousa com colaboração e revisão de Carolina Natividade Moreto e Alessandro Batezelli. - Edição de Daniel F. Martins de Sousa - Áudio utilizado nesse programa: O Gambito da Rainha - Netflix
    31m 17s
  • s02ep00 - Tudo está Conectado!

    5 APR 2021 · A conectividade e a globalização não estão restritas à tecnologia de vôos intercontinentais, nem à velocidade de transmissão de informações via internet. Estamos conectados via tecnologia, mas também estamos conectados pela mesma atmosfera, todos os rios, mares e oceanos estão conectados, todos estamos com os pés sobre a mesma ‘Terra’! Neste Prelúdio da Segunda Temporada do Magmacast vamos te deixar por dentro do que mudou e o que vem por aí no nosso projeto. Também vamos começar a elaborar um conceito que vai nos acompanhar durante toda a segunda temporada. Sejam bem-vind@s à Season 2 do MAGMACAST - O Podcast das Geociências - Texto de Daniel F. Martins de Sousa - Colaboração e Revisão de Carolina Natividade Moreto e Alberto Luiz dos Santos. - Foram utilizados áudios de: “Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo”, “NASA” e “20 ideias”.
    23m 51s
  • s01-Magma#10 - Qual é a idade da Terra e como descobri-la? Gustavo Dias, Ms Daniel Martins de Sousa e Ms Lucas Schiavetti

    3 NOV 2020 · Neste episódio vamos conhecer um pouco mais sobre o tempo geológico. Como ele é contado? Qual a duração de processos geológicos? Quais são os métodos de datação? Em cem anos uma sociedade pode se erguer ou ir ao colapso, duas ou três gerações de uma família podem ter vivido e a configuração de nossas cidades pode mudar completamente em termos de tecnologia. Na natureza, com exceção de alguns eventos instantâneos como terremotos ou erupções, poucos eventos geológicos significativos ocorrem neste intervalo de tempo. Em comparação, uma montanha geralmente sofrerá mudanças milimétricas em seu tamanho em milhares ou até milhões de anos. Uma analogia neste sentido é a de que se pensarmos em toda a história da Terra tendo duração de um ano, a humanidade apareceria apenas na última hora do dia 31 de dezembro, ou seja, estamos tratando de processos temporais em escalas com ordem de grandeza completamente diferentes.
    25m 52s
  • s01-Magma#9 - Vulcanismo e atividade humana. Lorenzo, Carol, Amanda e Dra. Alice Bosco

    6 OCT 2020 · Neste episódio do MagmaCast conversaremos com a Dra. Alice Bosco. A Alice vai ajudar a gente a abordar a influência do vulcanismo sobre a origem da vida e a atividade humana. E como o vulcanismo e seus impactos diretos e indiretos sobre a sociedade são relevantes em diversas esferas, tanto sociais quanto econômicas.
    29m 40s
  • s01-Magma#8 - Vulcanismo e Mudanças Climáticas - Vinícius, Davi e Dra Raísa Figueiredo

    29 SEP 2020 · Nesse episódio do Magmacast conversamos com a Geóloga Dra. Raísa Figueiredo sobre a influência do vulcanismo em nossa atmosfera e quais as consequências possíveis e comprovadas sobre essa relação. Abordamos temas relacionados a origem e evolução de nossa atmosfera, quais são os gases vulcânicos relacionados a diferentes estilos eruptivos e quais são os principais gases vilões no aquecimento/resfriamento global.
    19m 54s
  • s01-Magma#7 - Existiram vulcões no Brasil? - Scarlet, Rodrigo, prof. Carolina Moreto e prof. Maurício Baldim

    22 SEP 2020 · Vulcões são fissuras na crosta terrestre que podem expelir lava, gases e outros materiais, como fragmentos de rocha, vidro e cristais. Despertam o interesse de pesquisadores que atuam na fronteira da ciência, impactam o clima e a economia de uma região, mas também são retratados em projetos de feira de ciências escolares e servem de atrativo para a indústria cinematográfica, principalmente de ação, devido ao seu grande poder de destruição. O que muita gente não sabe é que eles existiram em solo brasileiro no passado e foram responsáveis por diversas feições geológicas e geomorfológicas (ou seja, relacionadas ao relevo) observadas nos dias atuais. Será que algum dia esses vulcões estarão ativos novamente?
    34m 26s
  • s01-Magma#6 - Grandes erupções na história da Terra - Davi, Reginaldo, Ms Isabela Jurigan e prof Alessandro Batezelli

    15 SEP 2020 · No MAGMA#6 são apresentados exemplos de atividades vulcânicas com papéis marcantes na história do planeta. Através de conceitos geológicos vamos falar sobre os tipos de vulcanismo, quais os motivos que levaram às erupções e suas respectivas consequências, as idades do acontecimentos, e relatos relacionados a esses eventos de grandes proporções. Não esqueçam de seguir nosso perfil no instagram: @magma_cast e visitar nossa página (magmacast.wordpress.com) para acessar o conteúdo dos episódios.
    29m 19s

O MAGMACAST é um podcast de Divulgação das Geociências. É liderado pelo aluno de doutorado Daniel F. Martins de Sousa e a professora Carolina P. Natividade Moreto, junto à comunidade...

show more
O MAGMACAST é um podcast de Divulgação das Geociências. É liderado pelo aluno de doutorado Daniel F. Martins de Sousa e a professora Carolina P. Natividade Moreto, junto à comunidade do Instituto de Geociências (IG) da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.
A Segunda Temporada do Magmacast conversa com pesquisadores do IG que trabalham em diversas áreas das geociências. Cada episódio aborda temas relacionados às Geociências a partir de um conceito moderno de Sistema Terra, que pretende aproximar as ciências naturais das ciências humanas e que inclui qualidade de vida como ponto fundamental para o equilíbrio do planeta.
show less
Contacts
Information

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search