Settings
Light Theme
Dark Theme

31/10/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

31/10/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Oct 31, 2022 · 6m 11s

Olá! Hoje é segunda-feira, 31 de outubro, meu nome é Gustavo Motta, assessor na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês hoje as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 31 de outubro, meu nome é Gustavo Motta, assessor na Diretoria de Agronegócios e trago a vocês hoje as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja:

 A consolidação da colheita dos EUA e os trabalhos de plantio da safra brasileira serão os principais indicadores para o mercado. Somados a isso, os movimentos da demanda chinesa no mercado internacional também devem ser observados, que devem ainda manter suas compras nos EUA.

 No financeiro, a volatilidade ligada à indicadores econômicos ao redor do mundo e à guerra entre Rússia e Ucrânia são pontos de atenção. Uma possível recessão da economia mundial poderá exercer pressão negativa nos contratos futuros de soja frente ao posicionamento de grandes fundos de investimento.

 As condições meteorológicas para o plantio no Brasil vão gradativamente direcionando as cotações internacionais. Os modelos climáticos apontam transição do fenômeno La Niña para neutralidade a partir de fevereiro de 2023. Os trabalhos de plantio no Brasil seguem avançando e podem atingir 50% da área estimada. Para a semana, o mercado segue ainda sem direção, aguardando novas notícias, o que mantém o indicativo de estabilidade, porém com viés de baixa no médio prazo.

Em relação ao milho:

 Com mais uma semana de previsão de clima favorável para a colheita americana, que está chegando na sua reta final, o aumento da disponibilidade de oferta do grão e a demanda menor pelo milho norte-americano nas exportações poderão refletir negativamente nas cotações nesta semana.

 As exportações americanas de milho, divulgadas semanalmente pelo USDA, estão em volume abaixo do que o mercado esperava. Caso o ritmo continue aquém nesta semana, pressão negativa adicional poderá influenciar os futuros em Chicago.

 Apoio para as cotações na CBOT poderá vir caso as negociações para a continuidade do acordo de grãos pelo Mar Negro não avancem na semana.

 No mercado interno, o desfecho das eleições presidenciais e oscilações do dólar podem trazer volatilidade nas cotações domésticas, apesar do feriado na quarta-feira, que traz uma semana de negociação mais curta.

 Assim, seguindo fundamentos externos as cotações brasileiras tendem a seguir em certa estabilidade na semana, contudo tendem a sofrer elevada volatilidade adicionada pelo câmbio.

Para o café:

 O início de colheita em regiões da América Central e no Vietnam, com clima favorável, aumentam a disponibilidade e o otimismo com maior oferta mundial.

 Aumento de taxas de juros em países consumidores e consequente redução da atividade econômica no combate ao processo inflacionário continuam a preocupar e pressionar a demanda, apesar do aumento da atividade torrefadora no hemisfério norte.

 Mercado ainda invertido, redução de spreads e de posição comprada de fundos devem testar mínimas em busca de novo patamar de preços, haja vista previsões de bom volume para a safra 2023 (aumento da oferta futura). Com isso, os preços tendem a permanecer pressionados negativamente e produtor limitará vendas a compromissos, deixando o mercado com baixa liquidez na semana e preços em pressão baixista.

 Apesar da expectativa de maior oferta mundial neste ciclo, a menor safra Brasil em 2021 e 2022 ajudam reduzir a intensidade negativa da curva de preços neste ano agrícola.

E, finalizando com o boi gordo, temos:

 No mercado de reposição, o cenário aponta continuidade de queda na cotação do bezerro, em decorrência do avanço da oferta de animais. O valor do boi gordo no mercado físico também enfraquece a procura pela reposição.

 Frigoríficos devem permanecer com escala de abate confortável, comprando pontualmente face a dificuldade de escoamento da produção em virtude da demanda interna ainda fraca, fator que tende a continuar pressionando negativamente o valor da arroba. Somado a isso, inicia-se a oferta dos animais do 2º giro do confinamento, o que deixa o ambiente de negócios mais favorável aos compradores e indica manutenção do movimento baixista nos preços da arroba do boi gordo no curto prazo.

 É importante destacar que, embora a tendência seja de movimento de queda no curto prazo, espera-se que ocorra uma recuperação na demanda interna a partir de novembro (13º salário, Copa do Mundo e festividades), quando cresce a procura por cortes bovinos e os preços nas gondolas aumentam. Isso pode refletir em algum ajuste positivo nos preços da arroba.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável!

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search