Settings
Light Theme
Dark Theme

22/01/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro

22/01/2024 - Perspectiva semanal: mercado agro
Jan 22, 2024 · 5m 12s

Olá! Hoje é segunda-feira, 22 de janeiro de 2024, meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 22 de janeiro de 2024, meu nome é Fabíola Lira, sou assessora de agronegócios e trago a vocês as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.
Iniciando com a soja, espera-se que O mercado de soja pondere os primeiros dados de áreas colhidas no Brasil e a conclusão da fase de plantio na Argentina, com possível contraponto com a demanda mundial para novas precificações. As projeções para a produção da safra na América do Sul ainda são boas, mantendo a oferta elevada. O clima na América do Sul permanece como fator central de monitoramento dos traders, uma vez que grande parte da safra brasileira está em desenvolvimento nas fases de floração e enchimento de grão. O INMET, prevê chuvas nas regiões Norte e Nordeste, com pancadas de chuvas nas áreas do MATOPIBA, com volumes que podem atingir 70mm. Para o Centro-Oeste e Sudeste, há previsão localizada de pancadas de chuvas fortes que devem ultrapassar 90 mm. Já para o Sul do País, há previsão de chuvas com volumes de até 60 mm na faixa centro leste. No macro cenário geopolítico, voltam as preocupações quanto a escalada do conflito entre Israel e Hamas. O mercado interno deverá manter o viés de lateralidade para o curto prazo, no entanto, com a safra dentro da média prevista para o continente sul-americano, o viés seguirá de baixa para o médio prazo.
No tocante ao milho, O mercado externo seguirá atento à demanda pelo milho norte-americano. Caso o relatório de exportações, que é divulgado semanalmente pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, venha abaixo do que o mercado espera, as cotações poderão seguir desvalorizadas, refletindo a fraca demanda pelo cereal estadunidense. No Brasil, o plantio do milho 2ª safra já iniciou no maior estado produtor, Mato Grosso. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), a semeadura está adiantada. Foram cultivados cerca de 1,24% dos 7,02 milhões de hectares previstos. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 0,42%. A Conab informou avanço de 3,4 pontos percentuais no plantio da 1ª safra de milho no Brasil, chegando a 87,7% do total da área. A colheita desta safra atingiu 6,8%, por enquanto concentrada nos estados localizados na região sul (RS – 24%, SC – 8% e PR – 1%). Internamente, os preços físicos podem continuar pressionados negativamente no curto prazo, em razão do início da colheita da 1ª safra.
Para o café, destaca-se que, A meteorologia mantém previsão de chuvas e temperaturas amenas para a semana nas regiões produtoras, favorecendo o enchimento dos grãos; Os problemas logísticos, os baixos estoques certificados em bolsas, os problemas de oferta de robusta na Ásia e as condições climáticas ainda impactarão a volatilidade do mercado. A permanência dos conflitos na região do Mar Vermelho ainda podem elevar os preços internacionais dos fretes marítimos; Diante dessas incertezas de clima, mercado e da produção de café, principalmente no Brasil, e com fundamento nos estoques externos mais reduzidos, consideramos perspectiva de manutenção nos preços.
Quanto ao Boi Gordo, é importante frisar que: USDA divulgou o relatório de jan/24 para o mercado pecuário, estimando que a produção brasileira de carne bovina em 2.024 será de 10,83 milhões de toneladas (equivalente de peso de carcaça), volume este 2,6% superior a 2.023. Com o preço da arroba em patamares menores, os animais de reposição estão com preços favoráveis para o recriador fazer a aquisição, considerando que este representa cerca de 70% do custo da atividade.
Com menor poder aquisitivo da população no mês de janeiro, devido as contas das festividades do final do ano, impostos e gastos escolares no início de janeiro, a segunda quinzena do mês poderá ser de menor consumo de carne bovina. Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search