Settings
Light Theme
Dark Theme

14/05/2024 - Cenário da Fruticultura - Baru

14/05/2024 - Cenário da Fruticultura - Baru
May 14, 2024 · 4m 10s

Olá, hoje é 14 de maio de 2024, meu nome é Ana Paula, sou Assessora de Agronegócios na Plataforma Brasília, e hoje falaremos sobre o Baru. Originária do Brasil, a...

show more
Olá, hoje é 14 de maio de 2024, meu nome é Ana Paula, sou Assessora de Agronegócios na Plataforma Brasília, e hoje falaremos sobre o Baru.

Originária do Brasil, a planta Baru é adaptada às condições específicas do cerrado, resistindo a períodos de seca e apresentando alta produtividade. Estudos demonstram excepcional valor nutricional das sementes, com altos teores de proteínas, fibras e antioxidantes. É nativa no bioma cerrado, sendo usada na complementação da renda das famílias que a exploram.  É conhecido por esse nome nos Estados de Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Distrito Federal, mas possui outros nomes, tais como: barujó, castanha-de-burro, castanha-de-ferro e fruta-de-macaco, por exemplo.

  É uma espécie promissora que favorece várias aplicações. A madeira é utilizada na construção de cercas e na construção civil. A polpa e sementes são comestíveis, ricas em calorias e sais minerais, podendo substituir a castanha de caju, amendoim ou nozes, em qualquer receita. Pode ser utilizada na alimentação do gado, durante a seca, além de favorecer abrigo para esses animais, manutenção nutricional dos solos e qualidade das pastagens, visto que as folhas promovem a manutenção da matéria orgânica e entregam nutrientes ao solo.

  Os frutos são apreciados por diversos animais silvestres, além das flores serem visitadas por abelhas, as quais prestam serviço ambiental de polinização. A semente produz um óleo semelhante ao azeite de oliva, empregado como antirreumático, além de propriedades funcionais e cosméticas, de grande utilização nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

  As cidades turísticas de Pirenópolis (GO) e Alto Paraíso (GO) possuem mercado consumidor potencial, em decorrência do turismo. A amêndoa é comercializada em feiras regionais de produtos do Cerrado ou de produtos naturais, em capitais como Goiânia e Brasília. A possibilidade de crescimento do consumo é promissora em conjunto com a expansão da indústria do ecoturismo, naquela região, além da demanda por produtos nativos e de sabor exótico ser crescente no mercado interno e externo.

  A cadeia produtiva do baru e os canais de comercialização são determinados diretamente pela forma como o fruto é vendido: fruto in natura, amêndoa crua, amêndoa torrada, óleo, farinha e outros subprodutos que a medida que passam por processos de beneficiamento, agregam valor.   Embora haja um crescente interesse na planta Baru, devido às suas propriedades nutricionais e econômicas, oportunidades de mercado em setores como alimentos saudáveis, cosméticos naturais e agricultura sustentável, existem desafios a serem enfrentados, visto atividade ser recente e carecer de estudos que identifiquem a viabilidade econômica ao produtor.

   O Baru representa uma valiosa oportunidade para o Brasil, tanto em termos de segurança alimentar, quanto de desenvolvimento econômico. Sua versatilidade e potencial nutricional fazem dessa árvore uma candidata promissora para impulsionar a agricultura e o mercado de produtos naturais.

  O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos clientes linhas de crédito de custeio e investimentos que podem ser relacionadas à cultura do baru.   Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search