#437 Justiça eleitoral resolve agir contra fake news às vésperas das #Eleições2022 | Café com Série | Balbúrdia Café | Primeira Playlist

Oct 21, 2022 · 1h 17m 36s
#437 Justiça eleitoral resolve agir contra fake news às vésperas das #Eleições2022 | Café com Série | Balbúrdia Café | Primeira Playlist
Description

SEXTA, 21/10/2022: Para a autoridade máxima da Justiça Eleitoral no Brasil, a avalanche de fake news bolsonarista nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram é...

show more
SEXTA, 21/10/2022: Para a autoridade máxima da Justiça Eleitoral no Brasil, a avalanche de fake news bolsonarista nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram é um "desastre". Alexandre de Moraes confessou as falhas do TSE para fazer frente à principal estratégia de campanha de Bolsonaro.

Ele chegou a cunhar um novo termo, fake news 2.0, alegando que agora eles usam os veículos de mídia para validar suas mentiras. Xandão só descobriu isso agora e está tentando usar essa suposta evolução das fake news para justificar a incompetência do tribunal que comanda. A verdade é que não tem fake news 2.0 nenhuma, a estratégia é exatamente a mesma de 2018 e o TSE não se preparou como deveria para enfrentar as mentiras bolsonaristas.

Faltando 9 dias para o segundo turno, as pesquisas mostram tendência de melhora de Bolsonaro e estagnação de Lula. No DataFolha, eles aparecem em empate técnico no limite da margem de erro pela primeira vez. A pesquisa desatou uma onda de otimismo no bolsonarismo e uma onda de pessimismo entre os eleitores de Lula. Aqui, ficaremos com outro "ismo": o realismo.

A realidade é que sim, a desaprovação de Bolsonaro está caindo e consequentemente as intenções de voto dele estão subindo. Os motivos são vários: a avalanche de fake news é um deles, mas também todos os crimes eleitorais que o governo vem cometendo para favorecer o atual presidente. Para citar um, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, que terá prestações além do que vai durar o benefício. Ou seja, as pessoas estão sendo vítimas de um golpe porque, no final das contas, com os juros, vão pagar mais do que vão receber de auxílio.

Outro fato real é que o bolsonarismo é imprevisível e vai para o tudo ou nada na última semana de campanha, até porque quem lidera é Lula e quem teve mais de 6 milhões de votos a mais no primeiro turno foi Lula. Ou seja, quem tem que correr atrás do prejuízo é o Bolsonaro. E eles estão usando todas as armas para isso.

Os ataques de Lula a Bolsonaro na propaganda de TV com os casos do "pintou um clima", da bagunça bolsonarista em Aparecida e outros parecem não ter surtido nenhum efeito nas pesquisas. Esta é uma eleição de torcidas, com votos consolidados há muito tempo. Portanto, alguma mudança forte só ocorrerá com um fato extraordinário.

O problema é que talvez esse fato já esteja ocorrendo e não seja apenas um, mas vários. O bolsonarismo tem uma campanha segmentada e um discurso para cada parcela da população. Além disso, o Bolsonaro é produto do ineditismo. Então, por mais que nunca na história desse país um candidato que perdeu o primeiro turno venceu o segundo, isso não é impossível.

Enquanto a máquina de fake news bolsonarista opera, a Justiça Eleitoral não sabe se pune ou não. É uma escolha muito difícil para o TSE, que ontem deu quase 200 inserções de direito de resposta para Lula, mas voltou atrás no mesmo dia e agora a decisão precisa passar pelo plenário da corte eleitoral. O problema: a campanha eleitoral na TV termina quinta-feira e a decisão precisa vir antes disso.

A militância de esquerda se preocupou, ontem, em criticar escritores da Companhia das Letras que gravaram um vídeo fazendo o L com livros. Enquanto eles brigam entre si, as agências da Caixa em todo o país registram filas atrás do empréstimo consignado vinculado ao Auxílio Brasil.

A realidade é que já perdemos. Só pelo fato de Bolsonaro terminar o mandato e ter a possibilidade, mesmo que mínima, de ser reeleito, já significa que a derrota está consolidada, mesmo que o próximo presidente seja o Lula. Como um ser abjeto que fez tudo o que ele fez chega na campanha eleitoral após 4 anos de uma superexposição como um candidato viável? Como ele é tratado como um candidato normal por toda a mídia? Como quase metade dos brasileiros e brasileiras considera votar nesse cara?

CAFÉ COM SÉRIE, com Rafaela Santos
A dica da semana é The Bear, uma comédia dramática norte-americana que estreou no FX on Hulu em 23 de junho de 2022, com Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach, Ayo Edebiri, Lionel Boyce, Liza Colón-Zayas, e Abby Elliott.

BALBÚRDIA CAFÉ, com Maria Clara Carneiro e Lielson Zeni
A dica é o Guia Culinário do Falido, uma história em quadrinhos brasileira lançada pela Balão Editorial em 2015 e que traz histórias curtas desenvolvidas pelos quadrinistas Leo Finocchi, Marília Bruno, Samanta Flôor, Felipe 5Horas e Fernanda Chiella apresentando receitas culinárias de forma humorística.

PRIMEIRA PLAYLIST, com Walquíria Poiano
Novo tema: Picanha & Cerveja - Quanto uma mesa posta diz sobre a realidade que vivemos? Comida, além de sabor e alegria, é história, narrativa e contexto. Queremos fazer uma playlist de dar água na boca, que mexa com as nossas memórias afetivas e faça a gente sonhar com novos tempos cheios de sabor. E aí, qual artista está no seu menu?

Indique sua música na nossa Comunidade do Telegram: https://t.me/primeirocafenoar
Playlists anteriores: https://open.spotify.com/user/1u8hciwa84l1tg4p0iav9s4r3?si=6386e019b59e4ef5

SAIBA MAIS: https://primeiro.cafe/
APOIE: https://apoia.se/primeirocafe
show less
Comments
Information
Author Primeiro Café
Organization Primeiro Café
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search