#397 Na família que comanda o governo da morte, só o dinheiro é vivo | Cartas do Rio Tietê: Meio ambiente nas #Eleições2022

Aug 31, 2022 · 1h 11s
#397 Na família que comanda o governo da morte, só o dinheiro é vivo | Cartas do Rio Tietê: Meio ambiente nas #Eleições2022
Description

QUARTA, 31/08/2022: Qual é o problema de comprar 51 imóveis em dinheiro vivo? Foi a reação de Bolsonaro ao escândalo revelado pelo UOL de que ele e a família compraram...

show more
QUARTA, 31/08/2022: Qual é o problema de comprar 51 imóveis em dinheiro vivo? Foi a reação de Bolsonaro ao escândalo revelado pelo UOL de que ele e a família compraram metade dos imóveis que possuem com cash. A resposta dele é, primeiro, a confissão e a confirmação do que a reportagem diz. Segundo, é mais uma tentativa de normalizar o absurdo. Fazer grandes transações fora do sistema bancário levanta suspeitas sobre lavagem de dinheiro. Será que esse escândalo será capaz de modificar alguma coisa nas pesquisas para a eleição presidencial?

O início da propaganda eleitoral nada gratuita no rádio e na televisão não alterou em nada os resultados das pesquisas eleitorais. Hoje saiu a Quaest, que fez entrevistas entre quinta e domingo. E o resultado é o mesmo: Lula segue na liderança com 12 pontos na frente de Bolsonaro.

Essa pesquisa foi feita no calor dos acontecimentos políticos da semana passada, que teve entrevistas dos candidatos e da candidata no JN e o início das inserções das candidaturas. A pesquisa ainda não pegou o efeito do primeiro debate entre os presidenciáveis, realizado domingo à noite. Porém, se o JN e o horário eleitoral não alteraram os resultados, é provável que o debate também não tenha grande efeito. Vamos saber nesta quinta, quando sairá a pesquisa Datafolha que está entrevistando eleitores esta semana.

Enquanto isso, Lula segue sua agenda de encontros. Ontem, apresentou suas propostas para a área da segurança e prometeu a criação de um ministério da Segurança Pública, além de retomar o estatuto do desarmamento. Bolsonaro está acuado pela reportagem do UOL que mostrou que ele e a família gostam de comprar imóveis milionários em dinheiro vivo. Ciro segue esquentando a cabeça e depois tendo que pedir desculpas. Ontem ele admitiu que foi "duro demais" ao publicar tweet com texto em caixa alta questionando a saúde de Lula. E acabou a paz para Simone & Soraya. Reportagem do Estadão revela que tanto Soraya, do União Brasil, quanto a vice de Simone, Mara Gabrilli, do PSDB, foram beneficiadas com emendas do orçamento secreto.

Em resumo: Lula segue sua campanha como se nada tivesse acontecido, Bolsonaro continua tendo que se explicar dia sim, dia também, Ciro segue destemperado e a dupla Simone & Soraya experimenta os efeitos do sucesso no debate da Band: agora que muita gente sabe quem elas são, elas têm que se explicar sobre o que fizeram no verão passado.

Fato é que as pesquisas indicam um marasmo político a um mês da eleição. Em contraponto do que indicam as redes sociais e a cobertura da mídia, onde a campanha está pegando fogo e tem quem jure que tudo pode mudar. A estabilidade dos resultados das pesquisas persiste há um ano e, mesmo com escândalos do governo Bolsonaro, nada mudou significativamente nos números. Difícil acreditar que uma grande virada possa acontecer em 30 dias.

A grande questão é se Lula vai ganhar no primeiro ou no segundo turno. Isso sim é dúvida, já que o ex-presidente até mantém vantagem acima de 50% dos votos válidos sobre todos os adversários, mas essa vantagem é muito pequena. Haverá o movimento de voto útil nas vésperas da eleição? Ou as candidaturas nanicas roubarão mais votos dos nem-nem e forçarão um segundo turno?

Vai depender do poder de comunicação das campanhas. Entre os nanicos, o discurso é de que eles são melhores e merecem ir para o segundo turno. Para Lula, seria bom explicar para o eleitor que ao votar em candidatos sem chance, estão ajudando Bolsonaro a levar a eleição para o segundo turno. E para Bolsonaro, bem, nesse caso não há o que ele faça que diminua a sua rejeição. Assim, a derrota do atual presidente é uma certeza, seja em primeiro ou segundo turno, isso sem um novo evento fora da curva como foi a facada em 2018.

CARTAS DO RIO TIETÊ, com Paula Bianchi


SAIBA MAIS: https://primeiro.cafe/
APOIE: https://apoia.se/primeirocafe
show less
Information
Author Primeiro Café
Organization Primeiro Café
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search