#379 RIP Jô Soares, a despedida de um artista completo | Café com Série | Balbúrdia Café | Primeira Playlist | Café com Poesia

Aug 5, 2022 · 1h 21m 23s
#379 RIP Jô Soares, a despedida de um artista completo | Café com Série | Balbúrdia Café | Primeira Playlist | Café com Poesia
Description

SEXTA, 05/08/2022: Acordamos hoje com a notícia da morte do apresentador Jô Soares. Ele tinha 84 anos e morreu nesta madrugada em São Paulo. É, provavelmente, a primeira e única...

show more
SEXTA, 05/08/2022: Acordamos hoje com a notícia da morte do apresentador Jô Soares. Ele tinha 84 anos e morreu nesta madrugada em São Paulo. É, provavelmente, a primeira e única vez que o Jô nos deixa tristes ao invés de nos fazer rir.

Como resumir aqui, em poucos minutos, a importante passagem de José Eugênio Soares por essa vida. Ele que era ator, humorista, entrevistador, diretor, roteirista, dramaturgo e pintor. Era um artista completo e quando eu falo completo me refiro também ao entendimento do mundo. Por isso, eu escolhi relembrar um pouco da lucidez de Jô Soares sobre a situação política e social do Brasil nos últimos anos e, para isso, selecionei três momentos do seu programa de entrevistas.

Jô Soares entrevistou o ex-presidente Lula diversas vezes. Mesmo com o boicote que a mídia comercial impunha a Lula, Jô levou o ex-presidente em seus programas no SBT e na Globo muitas vezes. Há 20 anos, na primeira eleição do Lula, eles conversaram sobre uma das principais propostas do então recém eleito presidente: o programa Fome Zero. Do seu jeito, com bom humor, Jô contou que não entendia como um país como o Brasil, rico e grande produtor de alimentos, tinha gente passando fome e precisava de um programa do governo para garantir comida na mesa das pessoas. "Não é uma coisa triste isso?", perguntou Jô ao Lula. E é mais triste se pensarmos que hoje, 20 anos depois, essa tem que ser a principal proposta daquele mesmo presidente, pois o golpe e o Bolsonaro trouxeram a fome de volta.
Jô Soares também recebeu em seu programa um então deputado que chamava atenção pelos absurdos que falava. Jô, então, fez a entrevista do único jeito possível: debochou de Bolsonaro na cara dura e contestou todas as suas ideias, incluindo a favorável ao armamento da população. Mas foi numa pergunta sobre um dos tantos absurdos que Bolsonaro já falava naquela época que Jô conseguiu arrancar do então deputado de baixo clero a estratégia que ele usa até hoje para chamar atenção.
Jô Soares também sempre soube que foi golpe. Aliás, golpes! Crítico ferrenho da ditadura, não media palavras para apontar os crimes dos militares brasileiros. No golpe contra a presidente Dilma, mesmo antes do impeachment, Jô alertava no quadro Meninas do Jô, do qual participavam jornalistas mulheres que faziam coro ao discurso machista da elite que culminou com a destituição da Dilma. Jô Soares fez, então, antes do golpe, uma previsão catastrófica e que, infelizmente, se comprovou anos depois.
Jô Soares marcou uma geração inteira no Brasil. Quem você conhece que é reconhecido por apenas uma sílaba? Jô! Por isso, hoje começamos prestando nosso reconhecimento e nossa gratidão pela sua passagem nessa vida.

SAIBA MAIS: https://primeiro.cafe/
APOIE: https://apoia.se/primeirocafe
show less
Information
Author Primeiro Café
Organization Primeiro Café
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Podcast Cover

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search