Settings
Light Theme
Dark Theme

11/08/2022 - Cenário ASG no agronegócio

11/08/2022 - Cenário ASG no agronegócio
Aug 12, 2022 · 3m 36s

Olá, hoje é quarta feira, 13 de julho de 2022, meu nome é Nivia Bassi, sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte - SP e hoje...

show more
Olá, hoje é quarta feira, 13 de julho de 2022, meu nome é Nivia Bassi, sou Assessora de Agronegócios no Banco do Brasil em Novo Horizonte - SP e hoje vamos falar sobre Energia alternativa, também conhecida como energia sustentável.

Energia Alternativa consiste na Produção de energia com baixo impacto ambiental, sem a utilização de combustíveis fósseis como matéria prima para sua geração.
No Brasil, 46% da matriz energética é proveniente de fontes renováveis, e quando se trata de energia elétrica, 84% são provenientes de energia alternativa, gerada principalmente por usinas hidroelétricas distribuídas por todo o país. No mundo, apenas 14% da matriz energética é composta por fontes de energia alternativa, sendo as principais: a eólica e a solar.

Dentre os exemplos de fontes de energia alternativa e renováveis podemos citar, além da energia hídrica (mais comum), a energia solar, eólica, ondomotriz (que é gerada pelo movimento das ondas do mar), geotérmica (gerada pelo calor interno da Terra), de biomassa (que utiliza materiais orgânicos para geração de etanol, biodiesel e biogás).
Outra fonte de energia alternativa, mas não renovável, é a nuclear (que utiliza núcleos atômicos, como o urânio e o tório).

Neste BBcast queremos dar destaque a uma fonte de energia alternativa que tem ganhado cada vez mais destaque e sua utilização crescido bastante nos últimos anos no Brasil e no mundo. Trata-se da energia solar para a geração de energia elétrica por meio de sistemas fotovoltaicos. Essa tecnologia tem se mostrado a mais viável para uso em empresas, residências e na zona rural.

O retorno financeiro de quem investe neste sistema é compensador. A necessidade de manutenção é baixa e a vida útil dos painéis é longa, em média, de 25 anos. Quando a produção de energia é mais alta do que o consumo, são gerados créditos com a concessionária de energia. Estes podem ser utilizados nos próximos períodos, quando o consumo superar a geração.

O aumento na utilização de energia elétrica para irrigação, cada vez mais presente nas atividades agropecuárias, além do consumo elevado de energia em granjas de aves e suínos, secagem e beneficiamento de grãos, eletrificação de cercas e iluminação em geral, vêm gerando demanda crescente por investimentos nesta alternativa, que visa aumentar a eficiência da atividade, considerando-se os custos elevados com a energia elétrica convencionais.

O Banco do Brasil dispõe de linhas específicas de financiamento de energia alternativa, na linha de Pronaf, Pronamp, Inovagro, Investe Agro, ABC+ e Fundo Clima.
Algumas dessas, exclusivas para produtos de fabricação nacional ou nacionalizada, impulsionam ainda mais o mercado e a indústria brasileira. Para maiores informações, consulte seu gerente de relacionamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search