Settings
Light Theme
Dark Theme

18/04/2022 - Cenário da citricultura

18/04/2022 - Cenário da citricultura
Apr 18, 2022 · 3m 7s

Olá! Hoje é segunda-feira, 18 de abril de 2022, meu nome é Leobino Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belém - PR, e hoje vamos falar...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 18 de abril de 2022, meu nome é Leobino Santos, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Belém - PR, e hoje vamos falar sobre o cenário da citricultura.

A safra 2021/2022 de laranja está em fase final, com redução de 30 milhões de caixas na produção ante a safra anterior. Ainda que as condições das lavouras para a próxima safra estejam favoráveis, após as recentes chuvas em praticamente toda a região produtora no Sudeste, a expectativa é de safra positiva, porém pequena, visto que foi ano de bienalidade negativa da cultura.
De modo geral, as plantas estão em boas condições fisiológicas e com frutos graúdos. Alguns pomares estão produzindo uma terceira florada, que deverá compensar as menores cargas anteriores.
A demanda da indústria pela fruta segue aquecida, já que os estoques estão reduzidos. O cenário aponta para manutenção dos preços em bons patamares, remuneradores aos produtores de laranja, tanto de mesa quanto para processamento industrial.
O preço atual da caixa de 40,8 kg é de R$28,67, valor 18% superior ao observado em abr/21, reflexo da alta demanda da indústria pela fruta para processamento.

Já para laranja de mesa, as cotações apresentaram alta no primeiro trimestre deste ano em função do aumento da demanda característico deste período. O preço atual da caixa é de R$44,36, valor 9,5% superior ao de dez/21 e 21% superior ao de abr/21.

Como dito, os estoques de suco de laranja estão baixos e, considerando a demanda aquecida e a baixa disponibilidade de frutas para processamento, o preço da fruta tende a permanecer em patamares elevados no longo prazo.
Apesar dos preços satisfatórios, a baixa produtividade da última safra e a alta nos custos de produção afetaram a rentabilidade do produtor citrícola. Com isso, os citricultores deverão optar por realizar investimentos nos pomares em detrimento às ampliações ou formações de novas áreas. Implantação de sistemas de irrigação e de energia fotovoltaica deverão ser priorizados neste momento, pois é de suma importância mitigar riscos climáticos tão eminentes e constantes e que vêm afetando tão fortemente a produção nas principais regiões produtoras de citros.
Para a safra 2022/2023, a expectativa – segundo levantamento do Assessoramento Técnico do Banco do Brasil – é de alta na produção, conforme observado em vários pomares na região Centro-Oeste paulista.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search