Settings
Light Theme
Dark Theme

25/11/2022 - Cenário da soja

25/11/2022 - Cenário da soja
Nov 25, 2022 · 3m 14s

Olá, hoje é sexta-feira, 25 de novembro de 2022, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP e falaremos sobre o cenário...

show more
Olá, hoje é sexta-feira, 25 de novembro de 2022, meu nome é Luciano Scuccuglia, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Avaré SP e falaremos sobre o cenário da soja.

O contrato da soja na CBOT com vencimento em Jan/22 encerrou o dia 23/11 cotado a U$ 14,37/bushel, mantendo-se valorizada acima de U$ 14 nos últimos 15 dias. Os fatores que vem contribuindo para os patamares de preços são: o programa de importação da China, que elevou suas compras nos últimos dois meses e as tensões geopolíticas no leste europeu.

No Brasil, o indicador da soja Esalq/BMF/BOVESPA, em 23/11, foi cotado a R$ 186,69/saca, mantendo estabilidade em relação ao início de novembro. Os prêmios nos portos reduziram nesta última semana, sendo cotados a 2,00 US$/Bushel em Paranaguá PR.

A colheita da safra nos EUA está finalizada, com produção de 118,27 milhões de toneladas. A produção global, conforme relatório divulgado em 09/11 pelo USDA, foi estimada em 390,53 milhões de toneladas. O estoque global foi elevado para 102,17 milhões de toneladas. Ressaltamos, que para estas estimativas se concretizarem, será necessária uma safra sul-americana com ótima produtividade.

A CONAB registrou no 2° Levantamento da Safra 2022/23 ampliação de estimativa de área a ser cultivada, que deve chegar a 43,24 milhões de ha e proporcionar uma produção de 153,58 milhões de toneladas. A Companhia também divulgou que o cultivo no Brasil já alcança adas 75,9% da área estimada.

A previsão do INMET para dezembro indica tendência de chuvas abaixo da média no RS e SC impactan-do no avanço do plantio. Em parte do PR também há previsão de baixos índices pluviométricos, porém sem grandes impactos na cultura. Para a região Centro-Norte do país, há previsão de chuvas acima da média, contribuindo para o avanço do plantio nestas regiões, em especial o MATOPIBA.

Conforme os dados do NOAA de novembro, a probabilidade de o fenômeno La Niña perdurar durante o início do verão no hemisfério sul permanece entre 60 a 70%, mas com intensidade fraca e migrando para a fase de Neutralidade a partir de fevereiro de 2023.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search