Settings
Light Theme
Dark Theme

10/10/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro

10/10/2022 - Perspectiva semanal: mercado agro
Oct 10, 2022 · 4m 34s

Olá! Hoje é segunda-feira, 10 de outubro, meu nome é Alexandre Bittencourt, assessor na Diretoria de Agronegócios, e trago a vocês hoje as expectativas da equipe de inteligência competitiva do...

show more
Olá! Hoje é segunda-feira, 10 de outubro, meu nome é Alexandre Bittencourt, assessor na Diretoria de Agronegócios, e trago a vocês hoje as expectativas da equipe de inteligência competitiva do Agronegócio do Banco do Brasil para o movimento de preços no curto prazo para as commodities soja, milho, café e boi gordo.

Iniciamos nosso panorama pela soja:

Os números do USDA podem mudar os patamares de preços em Chicago, no curto prazo e o clima de desconfiança em relação ao cenário da economia mundial seguirá exercendo pressão negativa nos contratos futuros de soja. No entanto, considerando o retorno da China às compras após o feriado da “Golden Week”, pode haver pressão altista nas cotações na CBOT.

A colheita da safra dos EUA avança em ritmo abaixo da média nos principais estados produtores, mas o clima seco deve permitir avanço das máquinas nos próximos dias.

As condições meteorológicas para o plantio na América do Sul também podem direcionar as cotações externas, pois o tamanho da safra prevista dependerá do clima e do grau de severidade do fenômeno La niña.

No Brasil, a chegada da umidade aos estados do Centro-Oeste e do Sudeste deve incentivar os produtores a intensificar o processo de plantio.

Considerando esses fatores, espera-se que os preços físicos acompanhem o movimento altista externo, resultando em uma semana com estabilidade com viés de alta.

Em relação ao milho:

Para algumas regiões do cinturão produtor norte-americano, a previsão para a próxima semana é de chuvas acima da média. Caso ocorram, o ritmo da colheita, que já está mais lento em relação ao ano passado, pode ser prejudicado e resultar em viés altista para as cotações externas do cereal.

No dia 12/10 (quarta-feira), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgará o relatório de Oferta e Demanda de grãos para outubro, podendo trazer novos cortes de produção em importantes países produtores do hemisfério norte (principalmente Estados Unidos, União Europeia e Ucrânia). A depender da magnitude dos ajustes, poderá haver volatilidade adicional às cotações em Chicago.

No mercado interno, o produtor seguirá aguardando as movimentações em Chicago e o comportamento do dólar para avançar na comercialização. Os trabalhos de plantio da safra verão também tiram o foco do produtor nas vendas, movimento que deve resultar em uma semana de estabilidade nos preços físicos domésticos.

Para o café:

A maior oferta da safra Brasil 2022, ainda que em volume inferior ao previsto, somada à demanda arrefecida, deve manter pressão negativa nos preços externos.

As boas chuvas ocorridas e a perspectiva de novas precipitações para os próximos dias, em especial no Sul de Minas Gerais, reforçam o início favorável da safra, com abotoamento e floradas em bom volume. Isso aumenta o otimismo com o tamanho da safra 2023, porém os efeitos negativos do período seco ainda são motivos de preocupação.

Os estoques certificados baixos em NY e o estreitamento na relação estoque/consumo são fatores que podem limitar a redução das cotações no médio prazo.

O que se espera é que a volatilidade elevada persista na semana, com foco na oferta da safra Brasil 2022 e na preocupação com seu menor volume, além do movimento cambial, tensões geopolíticas mundiais e demanda externa arrefecida.

E, finalizando com o Boi Gordo, temos:

O mercado de reposição deve permanecer lento para a próxima semana, com preços acomodados. A tendência é de queda dos preços no curto prazo, acompanhando os valores no mercado do boi gordo.

É possível que ocorram altas pontuais no valor da arroba, uma vez que no mês de outubro a indústria começa a se preparar para atender ao aumento na demanda de carne bovina sazonal de final de ano e da primeira quinzena do mês, motivado pela entrada salarial. Ainda, a partir deste mês se inicia o período de maior demanda chinesa para as festividades do ano novo lunar.


A indústria deverá continuar trabalhando estoques e suas escalas de abate, procurando ditar o ritmo das negociações. Os contratos a termo tornam esse quadro ainda mais favorável para a ponta compradora. Desta forma, para a próxima semana, espera-se um cenário de estabilidade podendo ter volatilidade e possibilidade de altas pontuais.

Conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável!

Desejamos a todos os nossos clientes uma excelente semana, bons negócios e até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search