Settings
Light Theme
Dark Theme

16/09/2022 - Cenário da soja

16/09/2022 - Cenário da soja
Sep 16, 2022 · 3m 27s

Olá, hoje é sexta-feira, 16 de setembro de 2022, meu nome é Giuliano Pradella, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó-SC e falaremos sobre o cenário da...

show more
Olá, hoje é sexta-feira, 16 de setembro de 2022, meu nome é Giuliano Pradella, sou Assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Chapecó-SC e falaremos sobre o cenário da soja.

As cotações da soja na Bolsa de Chicago atingiram o valor de U$ 15,40/bushel em 14/09, alta de 2,12% em relação ao início deste mês. Para o vencimento em novembro, as cotações vêm oscilando entre U$ 14,12 e U$ 14,92/bushel.

Segundo os dados do USDA publicados em 12/09, a perspectiva para a safra de soja 2022/23 nos EUA foi reduzida para 119,16 milhões de toneladas, recuo de 4,15 milhões de toneladas. Para o Brasil, a estimativa de produção foi mantida em 149 milhões de toneladas em uma área de 42 milhões de ha. Na Argentina, a estimativa é de 51 milhões de toneladas em 17 milhões de hectares cultivados.

Além da influência do clima na safra dos EUA, que já inicia a sua colheita nos próximos dias, o mercado da soja é influenciado por fatores, como o tamanho da safra sul-americana, o posicionamento dos agentes frente à possível recessão na economia mundial, mecanismos para conter a inflação, incertezas sobre a demanda chinesa face a diminuição do crescimento do seu PIB, dentre outros.

A previsão do INMET para o mês de setembro indica tendência de chuvas acima da média em grande parte da Região Sul, divisa do Mato Grosso do Sul com São Paulo, costa leste da Região Nordeste e no-roeste da Região Norte com total de chuva previsto acima dos 120 mm.

Nas demais áreas a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, sendo que na regi-ão do MATOPIBA, leste do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e norte de Minas Gerais os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 60 mm e em algumas localidades pode não ocorrer registro de chuva. Para o longo prazo, permanece a estimativa de ocorrência de La Niña, com incidência do fenômeno climático pela terceira safra consecutiva.

No Brasil, o preço da oleaginosa vêm acompanhando as cotações externas e variações do câmbio. O indicador Esalq/BMF/BOVESPA, em 14/09, foi cotado a R$ 187,54/ saca, redução de 1,8% em relação ao início de setembro. Contudo, o prêmio nos portos tem se mantido valorizado, precificado para o mês de setembro em torno de 2,50 US$/Bushel.

Para o produtor ter maior previsibilidade em seu fluxo de caixa, garantir sua margem de lucro e minimizar a exposição às oscilações dos preços, o BB disponibiliza as Opções Agro e o Termo de Moedas (NDF). As Opções Agro podem ser simuladas e contratadas de forma simples e rápida diretamente no aplicativo do BB.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search