Settings
Light Theme
Dark Theme

13/09/2022 - Estimativas de safra USDA e Conab

13/09/2022 - Estimativas de safra USDA e Conab
Sep 13, 2022 · 3m 31s

Olá, hoje é terça-feira, 13 de setembro de 2022, meu nome é Alexandre Bittencourt, e sou Assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre as projeções...

show more
Olá, hoje é terça-feira, 13 de setembro de 2022, meu nome é Alexandre Bittencourt, e sou Assessor na Diretoria de Agronegócios do Banco do Brasil e falaremos sobre as projeções de safra divulgadas pelo USDA e Conab.

No dia 24 de agosto de 2022 foi divulgada primeira perspectiva de área e produção brasileira para a safra 2022/23, onde foi estimada a produção nacional de grãos em 308,2 milhões de toneladas. Essa estimativa representa o recorde de produção nacional e incremento de 14% em relação à safra passada.

Para a soja, a Companhia estima produção de 150,4 milhões de toneladas, uma elevação de 21,2% ante a safra anterior e para o milho uma elevação de 9,4%, totalizando produção de 125,5 milhões de toneladas.

Em relação à produção mundial, o USDA divulgou ontem, dia 12 de setembro de 2022, em seu relatório mensal de oferta e demanda uma estimativa de redução de três milhões de toneladas em relação ao relatório do mês anterior, passando para uma expectativa de produção total de 389,8 milhões de toneladas. Essa elevada retração foi vinculada a redução 4,15 milhões de toneladas na expectativa de produção dos Estados Unidos, que passou a ter a safra 2022/23 estimada em 119,16 milhões de toneladas.

Esse dado surpreendeu o mercado, que esperava uma estabilidade ou pequena elevação na estimativa de produção do País. Com isso, as cotações da oleaginosa tiveram elevação acentuada nos principais contratos. Também adicionou viés positivo para as cotações da soja a redução no percentual de lavouras entre boas e excelentes condições de 57 para 56 porcento, divulgado no relatório de desenvolvimento das lavouras dos EUA pelo USDA na tarde de ontem.

Maior surpresa foi observada nas projeções para o milho, visto que a safra mundial foi reduzida em 7 milhões de toneladas em relação á safra anterior e a safra 2022/23 norte-americana em 10,5 milhões de toneladas, passando para produção esperada de 354,2 milhões de toneladas. Além disso, o percentual das lavouras de milho dos EUA entre boas e excelentes condições também foram reduzidas de 54 para 53%. Com isso, as cotações do cereal na Bolsa de Chicago apresentaram elevada valorização.

Essa expectativa de retração na oferta mundial, ocasionada também por perdas na produção europeia e asiática, adicionam uma elevada atenção para a safra sul-americana. O cultivo já foi iniciado em algumas áreas no Brasil e o mercado de clima seguirá com grande representatividade no direcionamento dos preços, visto que as projeções climáticas apontam que o desenvolvimento da safra de verão brasileira e de grãos da Argentina transcorrerá sobre a influência do fenômeno climático La Niña.

Essa volatilidade na precificação desses produtos abrirá janelas de oportunidade de negociação da produção com preços valorizados, importantes para formação do preço médio de comercialização. As opções agropecuárias também seguem como importantes ferramentas para fixação de preços.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Obrigado e até a próxima.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search