Settings
Light Theme
Dark Theme

12/09/2022 - Cenário do trigo

12/09/2022 - Cenário do trigo
Sep 12, 2022 · 3m 37s

Olá, hoje é segunda-feira 12 de setembro de 2022, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo. A...

show more
Olá, hoje é segunda-feira 12 de setembro de 2022, meu nome é Sérgio Luiz Sousa, Assessor de Agronegócios em Campos Novos-SC e vamos falar sobre o cenário do Trigo.

A safra brasileira segue em pleno desenvolvimento. Segundo dados da CONAB, a expectativa é que a produção brasileira seja recorde, superior a 9,3 milhões de toneladas, volume 22% superior ao da safra passada.

Boa parte desse aumento se deve a produção dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná, que juntos são responsáveis por 86% da produção nacional.

No RS é esperada a maior safra da história, com produção superior a 4 milhões de toneladas, reflexo do clima favorável. Atualmente, 96% das lavouras estão entre fase vegetativa e floração, com boas condições.

Também é esperado crescimento da produção no Paraná, para 3,9 milhões de toneladas, alta de 21% ante a safra passada. A colheita avança no estado, com 12% da área já colhida, mas a ocorrência de chuvas preocupa os produtores nesta fase, pois pode comprometer a qualidade final dos grãos. Atualmente, 78% das lavouras se encontram em boas condições.

As geadas que atingiram a região Sul em meados de agosto não trouxeram perdas significativas, apesar da forte intensidade do fenômeno em regiões de relevância para a cultura, como norte do RS e sul do PR.

Nos demais estados produtores, destaca-se a colheita no oeste Baiano, que apesar da pequena área plantada, alcançou ótimas produtividades, em torno de 145 sacas por hectare, em sistema irrigado. O trigo é uma grande oportunidade para a rotação de culturas na região.

Na Argentina, segundo Bolsa de Cereales de Buenos Aires, foram cultivados 6,1 milhões de hectares, área 9% inferior à safra passada. A região norte do país sofre com falta de chuvas e geadas que atingiram as lavouras, fazendo com que 24% da área encontre-se em condições ruim ou regular.

As cotações recuaram diante do incremento da oferta com o avanço da colheita no Hemisfério Norte, escoamento da safra ucraniana e início da colheita em algumas regiões do Brasil. O indicador Cepea/Esalq registrou queda de 10,3% nos últimos 30 dias, com o cereal cotado a R$ 1.848,70/t no dia 06/09. Caso as condições climáticas permaneçam favoráveis e a safra cheia se confirme, haverá uma concentração de oferta do produto no mercado nacional, pressionando negativamente as cotações.

Para auxiliar o produtor na melhor estratégia de negociação da produção, o Banco do Brasil disponibiliza linha de comercialização para este e outros cereais de inverno. Consulte sua agência BB e parceiros agro para maiores informações.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Boa safra!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search