Settings
Light Theme
Dark Theme

06/09/2022 - Cenário do feijão

06/09/2022 - Cenário do feijão
Sep 6, 2022 · 3m 38s

Olá, hoje é terça-feira, 06 de setembro de 2022, meu nome é Ana Paula Cunha, sou assessora de agronegócios em Brasília - DF e falaremos hoje sobre o cenário do...

show more
Olá, hoje é terça-feira, 06 de setembro de 2022, meu nome é Ana Paula Cunha, sou assessora de agronegócios em Brasília - DF e falaremos hoje sobre o cenário do feijão.

Com a colheita da segunda safra (safrinha) finalizada, é possível afirmar que, embora tenha havido oscilações climáticas durante o ciclo da cultura, os resultados foram considerados muito bons – com destaque para o aumento de 72,5% na produção de Feijão Preto, totalizando 371,6 mil toneladas. Já o Feijão Cores teve acréscimo de 22,8%, com uma produção final de 557,6 mil toneladas. Estes volumes, somados às 430,5 mil toneladas de Feijão Caupi, conferiram à safra 2021/22, o montante de 1.359.000 toneladas, 19,5% superior produzido na safra passada.

Estes números expressivos, especialmente relacionados ao Feijão Preto, resultaram em forte pressão baixista nos preços, reflexo do aumento da oferta. A exemplo, somando-se as duas safras (verão e safrinha), a produção total de Feijão Preto ultrapassou quase 56 mil toneladas o consumo estimado pelos órgãos oficiais.

Para a terceira safra, os quase 540 mil hectares semeados, basicamente nas regiões centro – oeste e nordeste do país, estão em pleno desenvolvimento. As previsões de forte concorrência com as culturas de milho e trigo, se concretizaram e há uma estimativa de redução na área plantada. Nos estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais, as lavouras já estão na fase de maturação e colheita, com bons resultados e ótima qualidade do produto colhido.

Por outro lado, nos estados de Pernambuco e Alagoas, houve redução do potencial produtivo devido ao plantio tardio, ocasionado pelo excesso de chuvas, que, por sua vez, resultaram em menor formação de grãos e com qualidade inferior. Assim, nestas localidades é previsto um rendimento 20% inferior à safra passada.

Para o plantio da nova safra de verão (águas) 22/23, observa-se tendência de redução de área – especialmente no Paraná, tradicionalmente o estado com maior representatividade nesta safra. Os órgãos oficiais estimam uma redução de 12% no estado, motivada pela estagnação do preço do Feijão Preto e dos custos de produção mais altos. Há uma expectativa que boa parte destas áreas migrem para a cultura da Soja que, no momento, apresenta uma rentabilidade mais atrativa ao produtor.

Como o plantio desta safra está apenas iniciando, é de suma importância que o produtor acompanhe de perto estas movimentações do mercado – para a tomada de decisão mais assertiva, especialmente àqueles que ainda não comercializaram a sua produção.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais, linhas de crédito de investimento e custeio para a cultura do feijão – com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search