Settings
Light Theme
Dark Theme

08/09/2022 - Cenário da certificação florestal

08/09/2022 - Cenário da certificação florestal
Sep 8, 2022 · 3m 20s

Olá, hoje é quinta-feira, 08 de setembro de 2022, meu nome é Karin Corrêa Foggiato, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Curitiba/PR e vamos falar sobre o...

show more
Olá, hoje é quinta-feira, 08 de setembro de 2022, meu nome é Karin Corrêa Foggiato, sou Assessora de Agronegócios do Banco do Brasil em Curitiba/PR e vamos falar sobre o cenário da Certificação Florestal.

O Brasil está entre os principais países produtores de papel, celulose e painéis de madeira do mundo. Além do fornecimento de madeira, o setor contribui para a conservação das florestas naturais e manutenção da biodiversidade através do manejo sustentável de suas áreas.

O manejo florestal sustentável é um conjunto de técnicas aplicadas para capturar recursos naturais sem danificar o meio ambiente, garantindo a renovação desses recursos e permitindo o seu uso constante por diversas gerações.

Uma forma muito utilizada pelo mercado para atestar a sustentabilidade das florestas cultivadas é através da certificação das áreas por meio dos padrões da Forest Stewardship Council - FSC - uma organização internacional não governamental e sem fins lucrativos com sede na Alemanha.

No sistema FSC, existem 2 modalidades de certificação: de manejo florestal e de cadeia de custódia:

- Certificação do manejo florestal: avalia se o manejo ambiental, econômico e social está de acordo com os padrões FSC.
- Certificação de cadeia de custódia: específica para empresas de processamento, como serrarias, fábricas e outras. Neste caso, é verificado se a origem da matéria prima é de florestas certificadas, ou seja, certifica a rastreabilidade do produto.

Os benefícios com a certificação são inúmeros, tais como: produto final diferenciado, com melhor preço de venda; abertura de novos mercados; melhoria da imagem institucional; áreas naturais preservadas, melhores condições de trabalho, dentre outros.

No Brasil, foi formado um Grupo de Trabalho do FSC (GTFSC-BR), que atua desde 1996 com o objetivo de firmar padrões locais específicos, os quais devem ser utilizados pelas certificadoras que operam no país para avaliação das áreas florestais.

O Banco do Brasil, principal parceiro do Agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais, Linhas de Crédito de Investimento e Custeio, CPRs para plantio e condução das florestas, bem como Linhas para cobrir os custos da certificação de manejo sustentável das áreas, com prazos adequados e taxas de juros compatíveis com o mercado.

Conte sempre com a Assessoria Especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search