Settings
Light Theme
Dark Theme

30/06/2022 - Cenário do coco

30/06/2022 - Cenário do coco
Jun 30, 2022 · 3m 37s

Olá, hoje é 30 de junho de 2022, meu nome é Tânia Cavalcante e sou assessora de agronegócios em Petrolina (PE), e falaremos sobre o cenário do coco. O coqueiro...

show more
Olá, hoje é 30 de junho de 2022, meu nome é Tânia Cavalcante e sou assessora de agronegócios em Petrolina (PE), e falaremos sobre o cenário do coco.

O coqueiro ou coco-da-bahia teve origem na Ásia. No Brasil, foi disseminado principalmente no litoral nordestino. O fruto pode ser consumido in natura, água e polpa, na indústria para produção de doces, bolos, óleo e muitas outras formas. A fibra da casca pode ser aproveitada na confecção de chapéus, cordas, tapetes, substrato para plantas e diversos objetos de artesanato. O óleo é muito utilizado na indústria alimentícia e de cosméticos.

As duas principais variedades são: coqueiro gigante e coqueiro anão. Sendo que o Coqueiro gigante é utilizado para produção de coco seco, principalmente para extração do “leite de coco”. Nesta variedade as plantas chegam a atingir até 30 m de altura, produzindo cerca de 80 frutos/ano, iniciando a produção entre o 5º e 6º ano, na maioria em áreas de sequeiro, no litoral.

O coqueiro anão tem a produção mais voltada para água de coco. São plantas mais baixas, atingindo no final do ciclo produtivo uma altura aproximada de 12 metros, mais precoces, iniciando a produção a partir do 3° ano, porém com uma vida útil menor, os plantios comerciais são principalmente irrigados. Temos também, o coqueiro híbrido, com algumas características das duas variedades.

De acordo com o IBGE, em 2020 o Brasil produziu cerca de 1,6 milhão de toneladas, sendo a Região Nordeste responsável por 74%, com destaque para os estados do Ceará, Bahia e Sergipe.

Conforme cotações da Ceasa Ceará, o coco verde está sendo comercializado ao preço médio de R$ 1,50 por unidade. Enquanto valor médio recebido pelo produtor é de R$ 0,75.

O Banco do Brasil se mantém ao lado do produtor na programação da safra oferecendo recursos através das linhas de custeio e investimentos para atender as demandas de infraestrutura, tais como implantação, manutenção e renovação de pomares, irrigação, transporte e beneficiamento.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search