Settings
Light Theme
Dark Theme

26/05/2022 - Cenário do feijão

26/05/2022 - Cenário do feijão
May 26, 2022 · 3m 39s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é quinta feira, 26/05/2022. Meu nome é Ana Paula Cunha, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil, e falaremos hoje sobre o...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é quinta feira, 26/05/2022. Meu nome é Ana Paula Cunha, sou assessora de agronegócios do Banco do Brasil, e falaremos hoje sobre o cenário do feijão.

O mercado de feijão volta todas as suas atenções para o início das operações de colheita da segunda safra (safrinha), que já está avançando, principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, e vem apresentando, até o presente momento, bons resultados – tanto no tocante às produtividades obtidas quanto à qualidade do produto colhido.

Entretanto, há de se observar como as lavouras irão se comportar em relação à queda brusca de temperatura, observada durante a última semana em grande parte das regiões produtoras – especialmente as com variedades mais tardias – e, com isso, avaliar os possíveis impactos negativos nestas áreas.

Em relação ao feijão carioca, o mercado continuou aquecido nos quatro primeiros meses do ano – reflexo da reduzida oferta de grão de qualidade superior, visto o excesso de chuvas no momento da colheita afetar a qualidade do produto oriundo dos estados de Minas Gerais e Goiás.

Com essa menor oferta, aliada à necessidade de reposição de estoques por parte das redes varejistas e atacadistas, o preço do feijão em cores manteve-se em um patamar estável – mesmo com o início da oferta dos grãos provenientes da safrinha, garantindo, com isso, uma boa rentabilidade ao produtor.

Por outro lado, em se tratando de feijão preto, a situação apresenta-se um pouco diferente. O aumento da área plantada nesta segunda safra, aliado a um bom rendimento das lavouras, resultou na previsão de incremento de 130 mil toneladas, quando comparado à segunda safra de 2021.

Com a elevação da oferta e mercado com poucos negócios sendo realizados, há tendência de uma maior pressão negativa nos preços pagos ao produtor, à medida que esse produto seja disponibilizado ao mercado com o avanço da colheita no sul do Brasil.

Para o feijão caupi, não houve registros de problemas, tanto em relação ao regime de chuvas quanto àqueles relacionados ao ataque de pragas e doenças. As lavouras, localizadas principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país, encontram-se em bom estágio de desenvolvimento e com boas perspectivas de produção.

Nesse cenário, destaca-se, até o momento, o estado de Pernambuco, com quase 80% dos seus 97 mil hectares já colhidos e que vem apresentando um aumento no rendimento, quando comparado à safra passada.

O Banco do Brasil, principal parceiro do agronegócio brasileiro, coloca à disposição dos produtores rurais linhas de crédito de investimento e custeio para a cultura do feijão.

Conte sempre com a assessoria especializada em agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search