Settings
Light Theme
Dark Theme

23/05/2022 - Cenário da citricultura

23/05/2022 - Cenário da citricultura
May 23, 2022 · 3m 27s

BBcast Agro apresenta: Cenários Agro Olá! Hoje é segunda-feira, 23 de maio de 2022. Meu nome é Ricardo Imbelloni Costa e Silva, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil...

show more
BBcast Agro apresenta: Cenários Agro

Olá! Hoje é segunda-feira, 23 de maio de 2022. Meu nome é Ricardo Imbelloni Costa e Silva, sou assessor de Agronegócios do Banco do Brasil em Uberlândia (MG), e hoje vamos falar sobre o cenário da citricultura.

Segundo o último relatório publicado pelo Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), a safra 2021/2022 do Cinturão Citrícola de São Paulo, Triângulo Mineiro e Sudoeste Mineiro encerrou 2,11% abaixo da safra anterior, apesar de ter sido um ano de bienalidade alta.

A redução drástica das chuvas e as geadas atípicas de alta intensidade impactaram o bom desenvolvimento dos pomares e contribuíram para a queda prematura dos frutos, reduzindo a produtividade pelo segundo ano consecutivo.

Após um verão mais chuvoso, a produção da safra 2022/2023 deverá ser positiva, ainda que em ano de bienalidade negativa, recuperando um pouco das perdas dos últimos anos. Porém, há grande preocupação no setor com a rentabilidade da atividade, visto que, apesar da demanda aquecida por parte das indústrias e dos bons patamares em que se encontram os preços atualmente, os custos de produção da atividade aumentaram significativamente nos últimos meses.

O agronegócio vem sentindo os impactos desde o início da pandemia de Covid-19 e agora com o conflito entre Rússia e Ucrânia nos setores de insumos agrícolas, máquinas, equipamentos, combustíveis, o que vem encarecendo não só a manutenção como a implantação de novos pomares citrícolas.

Os produtores estão reduzindo os cuidados com as lavouras, devido aos altos custos, e uma das consequências é o avanço de doenças como o greening em todas as regiões produtoras.

O aumento dos custos encarece também a implantação dos pomares, resultando na substituição da atividade por lavouras temporárias, como a soja, neste momento mais rentáveis que a citricultura.

Com a safra começando, os contratos com as indústrias ainda estão sendo negociados. Segundo o índice Cepea/Esalq, atualmente a caixa de 40,8 kg está sendo negociada a R$ 27,31, valor 4% superior ao praticado no mesmo período do ano passado. Com relação à laranja para consumo in natura, o preço é praticamente o mesmo neste ano e no anterior: R$ 38,41 a caixa de 40,8 kg.

Apesar das margens apertadas, o citricultor deve continuar investindo nos pomares, a fim de manter a produtividade elevada, aproveitando os bons preços de comercialização. Investimentos na implantação de sistemas de irrigação e de energia fotovoltaica devem ser analisados pelos produtores a fim de mitigar riscos climáticos que vêm afetando sobremaneira a produção nas principais regiões produtoras de citros.

Para isso, conte sempre com a assessoria especializada em Agronegócios e com toda a equipe do Banco do Brasil. Fica a dica de crédito consciente e sustentável. Até a próxima!

Banco do Brasil, pra tudo que o agro imaginar.
show less
Information
Author Broto
Website -
Tags

Looks like you don't have any active episode

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Current

Looks like you don't have any episodes in your queue

Browse Spreaker Catalogue to discover great new content

Next Up

Episode Cover Episode Cover

It's so quiet here...

Time to discover new episodes!

Discover
Your Library
Search